PUBLICIDADE
Notícias

Capela Sistina é fechada para ser preparada para o Conclave

A solene eleição do Papa será realizada na imponente Capela, decorada com afrescos de grandes artistas do Renascimento, entre eles Michelangelo e Rafael

09:54 | 05/03/2013
NULL
NULL

A imponente Capela Sistina fecha suas portas a partir desta terça-feira, 5, para se preparar para a realização do Conclave que elegerá o novo Papa, cuja data ainda não foi fixada.

A famosa capela, decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento e localizada dentro dos museus do palácio apostólico na Cidade do Vaticano, permaneceu aberta ao público após a renúncia oficial, na última quinta-feira, do papa Bento XVI.

"Durante a tarde começarão os trabalhos para preparar a capela para a celebração do Conclave", informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Outras salas do imenso museu do Vaticano, como o apartamento Bórgia e a coleção de arte religiosa, poderão ser visitadas pelos turistas de todo o mundo.

A solene eleição do Papa será realizada na imponente Capela, decorada com afrescos de grandes artistas do Renascimento, entre eles Michelangelo e Rafael.
Durante o conclave, é instalada uma chaminé em seu telhado e a fumaça atua como um sinal. Se for liberada uma fumaça branca após a queima dos papéis dos votos, significa que o conclave terminou e que um novo Papa foi eleito.

Mas se nenhum candidato obtiver a maioria (dois terços dos votos), é liberada uma fumaça negra, formada com alguns produtos químicos, indicando que ainda não houve uma eleição satisfatória.

Desde segunda-feira são realizadas no Vaticano as chamadas congregações gerais, ou seja, uma assembleia de todos os cardeais da Igreja católica para analisar o passado e o futuro da Igreja católica e definir o perfil do futuro Papa.

AFP

TAGS