PUBLICIDADE
Notícias

Argentina lamenta 'abandono' de projeto de potássio da Vale

A empresa brasileira, principal produtora mundial de minério de ferro, anunciou na segunda-feira a suspensão do projeto Potássio Rio Colorado, em Mendoza

11:22 | 12/03/2013
NULL
NULL

O governo argentino lamentou o "abandono" de um megaprojeto de produção de potássio da brasileira Vale na província de Mendoza (oeste) e se comprometeu a dar continuidade ao empreendimento, em um comunicado divulgado nesta terça-feira, 12.

"O governo nacional lamenta a decisão unilateral da empresa Vale de capital brasileiro (...) de abandonar o projeto Potássio Rio Colorado, apesar dos esforços realizados pelo Estado Nacional e das jurisdições provinciais e municipais envolvidas para garantir a continuidade do projeto", afirma a nota.

O governo de Cristina Kirchner destacou que "arbitrará todos os meios que conduzam à continuidade do projeto", ao advertir sobre "o forte impacto econômico e social que produz o abandono do empreendimento por parte da empresa Vale".

A empresa brasileira, principal produtora mundial de minério de ferro, anunciou na segunda-feira a suspensão do projeto Potássio Rio Colorado, em Mendoza, de quase seis bilhões de dólares, que transformaria a Argentina em um dos maiores produtores mundiais do mineral.

A mineradora havia paralisado o projeto em dezembro, à espera de benefícios fiscais e cambiais do governo argentino, o que gerou um "grave impacto trabalhista, social e econômico" em Mendoza, segundo o governo argentino.

O comunicado recorda que ao entrar no projeto, em fevereiro de 2009, a empresa planejava "a maior unidade de produção de cloreto de potássio do mundo, com uma capacidade de 4,3 milhões de toneladas por ano".

A Vale alega que teve que aumentar os investimentos dos 5,9 bilhões de dólares previstos inicialmente a 10,9 bilhões, o que afetou a competitividade e a atratividade do projeto".

O comunicado do governo argentino afirma que "para dar continuidade ao investimento comprometido", a Vale exigiu uma série de medidas que "implicaria um aporte estatal de aproximadamente três bilhões de dólares em dois anos e sem contrapartida alguma, que devem ser somados aos benefícios em impostos para a mineradora que existem na Argentina".

A empresa anunciou que reduzirá em 25% os investimentos previstos para 2013 em consequência da queda do preço do minério de ferro, o que afeta consideravelmente seus resultados. O lucro líquido da Vale caiu 76% em 2012, o pior resultado anual desde 2004.

AFP

TAGS