PUBLICIDADE
Notícias

AFP - Fumaça branca no Vaticano: Igreja tem um novo Papa

16:07 | 13/03/2013

Autalização:
Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa

 

A fumaça branca foi lançada nesta quarta-feira às 19h05 locais (15h05 de Brasília) da Capela Sistina, indicando a escolha de um novo Papa pelos 115 cardeais eleitores para suceder Bento XVI.
Após alguns instantes de incerteza, a multidão aclamou a saída da fumaça que no início não era de um branco tão nítido.
Mas logo depois, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a soar a toda força, como nos dias de festividades, confirmando a escolha de um novo Papa, cuja revelação deverá ser feita dentro de cerca de meia hora.
Para conhecer seu nome, será necessário aguardar que o novo chefe da Igreja Católica aceite seu posto e escolha um nome, antes que o protodiácono, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, faça o anúncio oficial ("habemus papam") e que o novo Papa apareça no balcão da Basílica de São Pedro.
A multidão reunida na Praça de São Pedro cantava e pulava, gritando "Viva o Papa".
Desde cedo, mais de 3.000 pessoas estavam na Praça de São Pedro, sob chuva, para aguardar o anúncio da eleição ou não do novo pontífice.
Os 115 cardeais eleitores organizaram duas votações inconclusas durante a manhã. Eles voltarão a se reunir pela tarde para mais duas votações.
Os cardeais já haviam votado pela primeira vez na tarde de terça-feira, sem que nenhum nome conquistasse os 77 votos necessários para virar o líder espiritual dos 1,2 bilhão de católicos do mundo, como sucessor de Bento XVI, o Papa que renunciou em 28 de fevereiro.
A primeira votação, cujo resultado era previsível, serviu para colocar sobre a mesa os nomes dos favoritos e medir forças.
Os vaticanistas apontam como favoritos um italiano, o arcebispo de Milão Angelo Scola, de 71 anos, e três nomes do continente americano.
Os cotados são o brasileiro Odilo Scherer, 63 anos, arcebispo de São Paulo e considerado o candidato da cúria; o canadense Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos e discípulo de Bento XVI; o americano Timothy Dolan, 63 anos, arcebispo de Nova York.
A fumaça da manhã desta quarta-feira foi resultado de duas votações dos cardeais eleitores, que devem organizar mais dois escrutínios durante a tarde.
Após a sessão da manhã, os participantes seguiram para o almoço na Casa Santa Marta, onde estão hospedados até a eleição do novo bispo de Roma.
Há oito anos, Bento XVI foi eleito no segundo dia do conclave, após a primeira votação da tarde.
Os vaticanistas concordam que este conclave também deve ser curto, mas destacam que a polarização pode deixar a reunião mais longa.
Neste caso poderia entrar em jogo algum nome que não apareceu nas listas de 'papabili', pois um antigo ditado romano repetido por muitos afirma: "Quem entra Papa no conclave sai cardeal".
No último século, no entanto, nenhum conclave superou cinco dias.
A imprensa italiana aposta forte no arcebispo de Milão, ex-patriarca de Veneza e promotor do diálogo religioso, especialmente com o islã, que já contaria com quase 40 votos.
De todos os modos, o novo pontífice será um conservador, pois todos os eleitores, nomeados por João Paulo II e Bento XVI, têm esta visão da Igreja.
---- Eleição sem luto -----
A eleição de um Papa - que pela primeira vez em sete séculos não é marcada pelo luto do pontífice anterior - é sempre uma grande atração em Roma e cada fumaça reúne multidões.
Os técnicos do Vaticano prometeram desta vez que, pelo menos a fumaça negra será observada sem dúvidas, ao contrário do que aconteceu em 2005, quando a fumaça que saía pela chaminé começava cinza antes de mudar para outra cor, o que criava confusão.
A imprensa italiana informou que o papa emérito Bento XVI acompanhou o ritual do primeiro dia do conclave pela televisão na residência de Castelgandolfo (25 km ao sul de Roma), onde reside à espera de uma mudança para um mosteiro dentro do Vaticano, a poucos metros do palácio apostólico.
Seu secretário particular, Georg G¤nswein, que mantém o cargo de prefeito da Casa Pontifícia, também estará a serviço do novo Papa, algo inédito na história da Igreja e que provoca muitas dúvidas sobre o papel de elo entre dois pontífices.
Quando um candidato alcançar o número de votos necessários para ser eleito e aceitar assumir a responsabilidade, o anúncio será feito com uma fumaça branca acompanhada pelo som dos sinos São Pedro, seguido pelas demais igrejas de Roma.
O novo pontífice escolherá então o nome com o qual governará a Igreja e vestirá pela primeira vez a sotaina branca, antes de ser apresentado a Roma e ao mundo para pronunciar a primeira bênção "Urbi et Orbi" da sacada do Palácio Apostólico.
ra-kv-pc/fp-mvv

TAGS