PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto de 7,1 graus de magnitude perto das Ilhas Salomão

Desta vez não há risco de que ocorra um forte tsunami, afirmou imediatamente o Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico

10:30 | 08/02/2013
AFP
AFP

Um terremoto de magnitude 7,1 foi registrado nesta sexta-feira, 8, em frente às Ilhas Salomão, dois dias após um forte tremor deixar 13 mortos e devastar os povoados costeiros deste arquipélago do Pacífico, informou o Centro Geofísico dos Estados Unidos (USGS).

Desta vez não há risco de que ocorra um forte tsunami, afirmou imediatamente o Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico.
O movimento telúrico aconteceu perto do litoral das Ilhas Santa Cruz, que pertencem ao arquipélago das Salomão, a uma profundidade de 9 km, segundo o USGS.

Vários tremores secundários frearam as operações de socorro nas Ilhas Salomão, depois do terremoto de magnitude 8, seguido de um maremoto, que deixou 13 mortos e vários desaparecidos.

Vinte aldeias foram varridas do mapa e cerca de 6.000 pessoas perderam suas casas em Ndende, que foz parte dessas ilhas do Pacífico situadas ao nível do mar, com um relevo baixo e ameaçadas pela cheia do oceano.

AFP

TAGS