PUBLICIDADE
Notícias

Papa decidiu renunciar depois de se ferir na cabeça em viagem ao México

13:15 | 14/02/2013
NULL
NULL

O papa Bento XVI tomou a inédita decisão de renunciar ao papado depois de se ferir na cabeça há um ano durante uma viagem ao México, revelou nesta quinta-feira, 14, o jornal italiano La Stampa.

A notícia do acidente noturno não foi desmentida pelo porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, que descartou, no entanto, que o Papa tenha decidido renunciar ao seu cargo por esta razão.

Segundo o jornal, no início de sua viagem ao México e a Cuba em março do ano passado, durante o último dia em que passou na cidade de León, em 25 de março, o Papa apareceu pela manhã com manchas de sangue na cabeça.

Bento XVI celebra última missa pública como papa

"O Papa contou que não havia caído, mas havia dado uma cabeçada contra a pia do banheiro algumas horas antes", narraram seus colaboradores.

"Levantou-se no meio da noite e, desorientado pelo sono e por estar em um ambiente desconhecido, não encontrou o interruptor da luz e caminhou na escuridão", sustenta a mesma fonte.

O episódio não teve maiores consequências e a imprensa não foi informada nem se deu conta do ferimento, que estava coberto pela mitra.

"Nunca se queixou e não teve problemas nem dores ao colocar a mitra. O dia transcorreu tranquilamente e pela noite lhe deram medicação depois de retornar à residência das religiosas capuchinhas", contou Lombardi.

O jornal assegura que o acidente adquiriu relevância agora, depois que o jornal do Vaticano, o L'Osservatore Romano, revelou que o Papa havia tomado a decisão de renunciar após a viagem ao México e a Cuba, ao considerar estas viagens muito cansativas para sua idade.

"Vê, Santo Padre, porque sou contra estas viagens?", comentou na época seu médico particular, Patrizio Polisca, recebendo uma resposta divertida do Papa: "Também sou contra", afirma o jornal.

AFP

TAGS