PUBLICIDADE
Notícias

Nasa perde comunicações com estação espacial por 3 horas

16:20 | 19/02/2013

WASHINGTON, 19 Fev 2013 (AFP) - A Estação Espacial Internacional perdeu nesta terça-feira o contato com seu comando terrestre após uma falha no sistema de dados, mas seu comandante afirmou que a tripulação está a salvo, afirmou a Nasa.

O problema durou pouco menos de três horas e as comunicações já foram restauradas, informou a Nasa em uma publicação no Twitter.

A agência espacial americana informou inicialmente que os operadores em Houston estavam atualizando de maneira remota o software dos computadores a bordo da estação espacial quando um dos sistemas de transmissão de dados da estação falhou.

Após o problema, o principal computador - que controla funções críticas dentro da estação - voltou a funcionar mediante um computador de apoio, mas não conseguiu restabelecer a comunicação com o Sistema de Monitoramento e Transmissão de Dados da Nasa (TDRS, em inglês).

Os funcionários em Houston conseguiram se comunicar mais tarde com os tripulantes, quando a estação voou sobre um centro de operações russo, às 13h00 (no horário de Brasília), e eles foram instruídos sobre como conectar um computador de apoio para iniciar o processo de restabelecimento da comunicação.

Neste momento, seis homens se encontram na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês): dois americanos, três russos e um canadense.

A Estação Espacial Internacional completou em novembro de 2010 dez anos de ocupação humana ininterrupta. Desde a Expedição 1, em 2000, 204 pessoas já a visitaram.

TAGS