PUBLICIDADE
Notícias

Letônia solicitará em março adesão à Eurozona em 2014

Dombrovskis espera que a Comissão Europeia apresente a candidatura da Letônia aos ministros da Economia e aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia

11:00 | 22/02/2013
NULL
NULL

A Letônia apresentará em março a solicitação oficial à Comissão Europeia para entrar na Eurozona, informou o primeiro-ministro Valdis Dombrovskis.
Este país báltico de dois milhões de habitantes espera virar o 18º membro da zona do euro a partir de 1 de janeiro de 2014.

"Em março, a Letônia solicitará à Comissão Europeia que prepare um relatório de convergência que certifique que cumprimos os critérios de Maastricht", declarou Dombrovskis no Parlamento.

"Cumprimos totalmente os critérios de Maastricht, o que nos permite fazer nossa demanda", completou.
Dombrovskis espera que a Comissão Europeia apresente a candidatura da Letônia aos ministros da Economia e aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia em junho, antes do Banco Central Europeu dar a aprovação definitiva.

O primeiro-ministro espera que a adesão do país ao bloco que conta com 17 dos 27 países da UE, que têm o euro como moeda, permitirá aumentar os investimentos, reduzir os juros e diminuir os custos das transações.

AFP

TAGS