PUBLICIDADE
Notícias

Leiloado ônibus blindado da Dama de Ferro

O ônibus foi usado para transportar a primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher e membros de seu gabinete durante uma visita a Irlanda do Norte

10:30 | 22/02/2013
NULL
NULL

Um ônibus blindado um pouco enferrujado, mas que tem valor histórico por ter transportado a Dama de Ferro britânica, Margaret Thatcher, foi adquirido por um colecionador privado por 20.000 euros.

"É um objeto incomparável, um ônibus de ferro para a Dama de Ferro", afirma o catálogo da casa de leilões JP Humbert, com sede em Towester, em Northamptonshire (sudeste da Inglaterra).

O lote 957 - um "ônibus de batalha" de 28 toneladas e com 28.000 quilômetros rodados - foi construído nos anos 80 por um "preço obsceno".

O ônibus foi usado para transportar a primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher e membros de seu gabinete durante uma visita a Irlanda do Norte, então cenário de um violento conflito, segundo a JP Humpert.

O veículo tem o assoalho, as laterais e as janelas blindadas, o que impede o impacto até de tiros de metralhadora. Também é um refúgio antiatômico, antiarmas químicas e biológicas sobre rodas, graças ao gerador e a sistemas de ventilação especiais.

"Por mais que façamos um grande esforço de imaginação, não é um veículo muito bonito, mas tem um grande valor social e histórico", disse um porta-voz da casa de leilões.

AFP

TAGS