PUBLICIDADE
Notícias

Irã afirma ter chegado a acordo 'sobre alguns pontos' da questão nuclear com AIEA

16:28 | 13/02/2013

TEERÃ, 13 Fev 2013 (AFP) - O Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegaram a um acordo sobre "alguns pontos" das negociações sobre o programa nuclear iraniano, anunciou nesta quarta-feira o chefe da delegação iraniana, após um dia inteiro de discussões em Teerã.

"Negociações intensas sobre um quadro com o objetivo de resolver as questões relacionadas ao programa nuclear iraniano aconteceram(...). Divergências foram resolvidas e um acordo sobre certos pontos das modalidades (deste quadro) foi concluído", anunciou Ali Asghar Soltanieh, representante iraniano na AIEA, sem indicar o conteúdo deste acordo.

"Foi decidido que as duas partes devem estudar as novas propostas desta quarta-feira e se reunir para mais uma reunião", acrescentou Soltanieh, citado pela imprensa iraniana, sem revelar detalhes das propostas ou a data das próximas discussões.

A agência nuclear da ONU retornou nesta quarta-feira pela terceira vez em três meses a Teerã para tentar concluir com a República Islâmica um "acordo-quadro" que permita investigar uma eventual dimensão militar do polêmico programa nuclear iraniano.

A AIEA procura ter maior acesso a locais, documentos e indivíduos que possam esclarecer os pontos levantados em seu relatório de 2011 sobre elementos, apresentados como críveis, indicando que o Irã trabalhou no desenvolvimento de armas atômicas antes de 2003 e talvez depois.

O Irã rejeitou este relatório e nega todas as acusações do Ocidente e de Israel, que suspeitam de que tente desenvolver armas nucleares sob o pretexto de um programa nuclear civil.

TAGS