Justiça mantém presos 159 torcedores envolvidos em brigas no Clássico-Rei

Justiça mantém presos 159 torcedores envolvidos em brigas no Clássico-Rei

Prisões em flagrantes foram convertidas em preventivas nessa segunda-feira, 9, e terça-feira, 10. Mais 83 torcedores vão passar por audiência de custódia e 113 adolescentes apreendidos durante os conflitos também estão sendo ouvidos em audiências
Atualizado às Autor Mirla Nobre Tipo Notícia

A Justiça do Ceará manteve a prisão de 159 torcedores envolvidos em brigas entre torcidas organizadas durante o primeiro Clássico-Rei do ano no domingo, 8, em Fortaleza. As prisões em flagrante foram convertidas em preventiva nessa segunda-feira, 9, pelo Poder Judiciário.

Conforme o Judiciário, em nota ao O POVO, ao longo desta terça-feira, 10, serão ouvidos em audiência de custódia mais 83 torcedores presos durante os conflitos. Ao todo, 357 pessoas foram capturadas por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Polícia Civil do Ceará (PC-CE) envolvidas nos confrontos.

Além de adultos, também foram apreendidos 113 adolescentes envolvidos nos conflitos. Eles devem ser ouvidos em audiências de apresentação por Varas da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza.

Nessa segunda-feira, 9, todos os capturados passaram por perícia na sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) antes de serem ouvidos nas audiências. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram parentes dos torcedores no Fórum Clóvis Beviláqua em busca de informações sobre os torcedores.

O POVO mostrou que, de acordo com inquérito policial ao qual teve acesso, os conflitos foram premeditados e convocados dias antes do jogo por grupos da Torcida Força da Galera (antiga TUF) e da Torcida Organizada do Ceará (TOC). Em alguns registros, imagens de prédios incendiados e depredados foram compartilhadas.

O diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Ricardo Pinheiro, afirmou que houve uma preparação prévia dos torcedores, conforme as investigações. O intuito era de convocar e premeditar os conflitos entre as torcidas rivais.

Também confirmou que as torcidas realizaram um tipo de chamamento por meio de redes sociais para os confrontos antes do jogo entre Fortaleza e Ceará.

Tribunal de Justiça reforça número de magistrados para audiências

Diante do número de torcedores capturados, considerado o maior já registrado em confrontos envolvendo torcidas organizadas do Estado, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informou que designou, em caráter excepcional, dez magistrados para reforçar os trabalhos nas audiências.

Ainda segundo informações do TJCE, também foram realizadas adaptações em salas e espaços físicos, com o objetivo de garantir o cumprimento das “normas constitucionais, legais e regulamentares que regem as audiências de custódia”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar