350 pessoas são detidas após brigas de torcida em Fortaleza

Cerca de 350 pessoas são detidas após brigas de torcida antes do Clássico-Rei

Pelo menos, três pessoas ficaram feridas. Confrontos foram registrados em bairros como Jardim Iracema, Edson Queiroz, Passaré e Bom Jardim
Atualizado às Autor Lucas Barbosa Tipo Notícia

Cerca de 350 pessoas foram conduzidas a unidades policiais suspeitas de participação nas diversas brigas entre torcidas organizadas registradas ao longo deste domingo, 8, em Fortaleza, antes do Clássico-Rei válido pela segunda fase do Campeonato Cearense.

Três pessoas ficaram feridas e foram socorridas, conforme levantamento feito pela Polícia Militar do Ceará (PM-CE) com base em registros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Um dos confrontos mais graves ocorreu no cruzamento das avenidas Major Assis e Coronel Carvalho, no bairro Jardim Iracema. Imagens feitas por transeuntes mostram dezenas de pessoas brigando entre si.

Vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que um homem é espancado por diversas pessoas, enquanto policiais militares tentam debelar o confronto utilizando munição menos letal. Na gravação, a vítima aparenta estar inconsciente.

De acordo com a PM, o confronto resultou na captura de 165 envolvidos, que foram conduzidos pelo Comando Tático Motorizado (Cotam) para a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

No Edson Queiroz, equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) detiveram 103 adultos e 81 adolescentes suspeitos de envolvimento em brigas no bairro.

Na ação, foram apreendidos, entre outros, “socos-ingleses”, rojões, balaclavas, entorpecentes, smartphones, isqueiros e artefatos explosivos artesanais. Esse grupo também foi levado para a Draco.

Já na avenida Paulino Rocha até a rua Parnamirim, o CPRaio prendeu oito adultos. Com eles, foram encontrados artefato explosivo artesanal, ripa de madeira, maconha, além de smartphones, motocicleta e carro. Esse grupo foi autuado no 13º Distrito Policial pelos crimes de associação criminosa e tumulto.

“O CPRaio também capturou um adolescente e um adulto no bairro Bom Jardim envolvidos em conflito”, informou a nota da PM. “E no Passaré, o CPRaio conduziu um homem com três artefatos explosivos em um carro”.

O POVO conversou com o advogado Adriano Caúla, que acompanhou 15 dos detidos nos depoimentos que eles prestaram. Conforme ele, o grupo não havia combinado a briga, tendo se encontrado com os rivais por acaso nas proximidades da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Esse grupo de presos foi autuado pelos crimes de associação criminosa, no contexto da Lei Geral do Esporte, corrupção de menores e lesão corporal leve. Audiência de custódia a ser realizada nesta segunda-feira, 9, determinará se eles continuarão ou não presos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar