Semáforos de Fortaleza apresentam instabilidade após madrugada de chuva e trovoada
A Capital registrou um acumulado máximo de 37 mm em 24 horas, conforme balanço parcial da Funceme
Após madrugada de chuva e trovoada em Fortaleza, semáforos de diversos pontos da Capital apresentaram instabilidade na manhã desta quinta-feira, 5.
Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município registrou um acumulado máximo de 37 milímetros (mm) de chuva entre às 7 horas de quarta-feira, 4, e 7 horas desta quinta-feira, 5.
A situação provocou lentidão no trânsito em avenidas como a Mister Hull, no bairro Pici. Em frente à Universidade Federal do Ceará (UFC), os equipamentos estavam desligados, dificultando a travessia de pedestres e de veículos que circulavam nos dois sentidos da via.
LEIA MAIS | Alerta do Inmet prevê chuvas intensas em 96 cidades do Ceará; veja lista
Na avenida José Bastos, no bairro Rodolfo Teófilo, motoristas também precisam encarar a falta de sinalização no trânsito. Por lá, os sinais em frente ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estavam desligados.
Equipes da AMC já foram notificadas para atender ocorrências de instabilidade
Na Parangaba, situação semelhante foi registrada na avenida General Osório de Paiva. No local, foram notificados semáforos desligados nas proximidades do Hospital Frotinha da Parangaba, Ginásio da Parangaba e Terminal da Parangaba.
De acordo com motoristas que trafegavam na região, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) já estavam no local, por volta das 7h30, organizando o trânsito.
No bairro Presidente Kennedy, motoristas relataram que um cenário diferente. No cruzamento da avenida Doutor Themberg com a rua Olavo Bilac, a paralisação do semáforo ocorreu após todas as luzes do equipamento permanecerem acessas ao mesmo tempo. Por lá, agentes da AMC também já estavam na área, por volta das 9h30min.
Sem notificar o quantitivo de ocorrências registradas e atendidas, conforme solicitado pelo O POVO, a AMC informou, em nota, que direciona o efetivo operacional conforme os protocolos adotados para períodos chuvosos, com atenção especial ao ordenamento do tráfego e ao apoio aos condutores.
Agentes e orientadores de tráfego atendem ocorrências e prestem apoio aos motoristas em cruzamentos com instabilidade semafórica, dentre les: avenida Dr. Theberge com a rua José Nilo Almada, rua Audízio Pinheiro com a avenida Senador Fernandes Távora e avenida Godofredo Maciel com a rua Francisco Glicério.
"As equipes estão concentradas, principalmente, nos cruzamentos de maior volume de veículos, com o objetivo de assegurar mais fluidez e segurança viária. Simultaneamente, técnicos da AMC atuam para normalizar o funcionamento de semáforos que apresentam falhas em decorrência das condições climáticas", destacou o órgão.