Ceará teve 15 mil raios entre quarta e quinta-feira; foram 36 mil descargas em 2026

Ceará teve 15 mil raios entre quarta e quinta-feira; foram 36 mil descargas em 2026

Entre os dias 4 e 5 de fevereiro, cerca de 15 mil registros foram contabilizados, informa Enel. Confira quais foram os municípios cearenses mais atingidos pelas descargas atmosféricas
Atualizado às Autor Alice Barbosa Tipo Notícia

Ceará registrou mais de 15 mil raios entre essa quarta-feira, 4, e a manhã desta quinta-feira, 5, com muitos trovões. Em 2026, o Estado registrou um total de mais de 36 mil descargas atmosféricas. 

Os dados são do levantamento da distribuidora de energia elétrica do Ceará, Enel. A empresa também informa que os municípios mais atingidos até agora foram Santa Quitéria (1.580), Araripe (1.520), Solonópole (1.211), Canindé (1.015) e Parambu (1.001).

Com relação as macrorregiões do Ceará, Cariri, Sertão Central e Centro-Sul foram as áreas mais afetadas. 

Para esta quinta-feira, 5, são esperadas chuvas intensas até as 12 horas de hoje, com riscos de alagamento e raios, segundo a Defesa Civil de Fortaleza. 

Às 6h40min da manhã de hoje, 5, a Defesa Civil de Fortaleza enviou mensagem por SMS com o seguinte alerta: “previsão moderada para chuvas intensas até as 12hs. Fique atento e abrigue-se. Risco de alagamentos e raios. EMERGÊNCIA LIGAR 190/193”.

Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, os raios e trovões são muito mais frequentes envolvendo nuvens de tempestades que geralmente são acompanhadas de chuvas intensas, mas podem acontecer mesmo com a ocorrência de chuvas menos intensas.

“A ausência de chuva forte não significa que não haja perigo de ocorrência de raios”, explica o pesquisador.

O POVO solicitou informações à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros sobre desabamentos, alagamentos e se houve ocorrências de pessoas e animais atingidos por raios. A matéria será atualizada quando houver resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar