Arquidiocese de Fortaleza celebra fim do Ano Jubilar neste sábado

Celebração deve começar às 17 horas, durante as I Vésperas da Festa da Sagrada Família, e ser precedido por momento de acolhida e escuta

12:35 | Dez. 27, 2025

Por: Mateus Brisa
Foto de apoio ilustrativo. Santa Missa de encerramento do Ano Jubilar será presidida por dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza (foto: Reprodução/Sercom Arqfor/Laércio Peixoto)

A Arquidiocese de Fortaleza celebra o encerramento do Ano Jubilar neste sábado, 27 de dezembro, na Catedral Metropolitana, no Centro. Celebração deve começar às 17 horas, durante as I Vésperas da Festa da Sagrada Família.

“A Arquidiocese de Fortaleza convida toda a comunidade a participar deste momento de unidade, gratidão e renovação missionária, celebrando juntos os frutos do Ano Jubilar e fortalecendo os laços de comunhão e corresponsabilidade pastoral”, publicou a organização.

O evento inicia às 15h30min, com acolhida, escuta e reconhecimento dos frutos espirituais, pastorais e missionários. Na sequência, ocorre a Santa Missa, presidida por dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza.

Mais informações e detalhes podem ser obtidos por meio do Secretariado de Pastoral, pelo WhatsApp (85) 99424-6622.

Dom Gregório: 'Sermos ponte na sociedade'

Durante celebração da Missa do Galo na Catedral, na véspera de Natal, dom Gregório convocou os fiéis a serem “pontes na vida da sociedade e de cada irmão que precisa e deseja”. Para ele, celebrar o Natal “é dar o passo seguinte para que a casa do pão alimente aquele que não tem”.

Ao longo da missa, esperada com emoção, o arcebispo trouxe o significado do nascimento de Jesus, contrastando a rejeição humana das portas fechadas em Belém com a acolhida da criação, que foi representada pelos animais.

“A humanidade precisa renascer outra vez para entender que nós não podemos viver animalescamente”, pontuou o clérigo.

“Isso notamos pelos povos que estão ao nosso lado, tantos homens e mulheres na rua, tantas guerras, tantas mortes, feminicídios, injustiças, as mais variadas possíveis, mostrando que os animais dos campos foram substituídos por aqueles que estão nas cidades”. (Com Mirla Nobre)

Serviço

Encerramento do Ano Jubilar

  • Sábado, 27 de dezembro, a partir de 15h30min
  • Catedral Metropolitana de Fortaleza (Praça da Sé, s/n – Centro)