Papa Leão XIV nomeia dois bispos auxiliares para Fortaleza

Papa Leão XIV nomeia dois bispos auxiliares para Arquidiocese de Fortaleza

Os novos bispos são monsenhor Antonio Carlos do Nascimento, do clero arquidiocesano da capital cearense, e monsenhor Jânison de Sá Santos que era presbítero da Diocese de Propriá (SE)
Atualizado às Autor Wilnan Custódio Tipo Notícia

O papa Leão XIV nomeou dois bispos auxiliares para a Arquidiocese de Fortaleza. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 29.

Os nomeados são Monsenhor Antonio Carlos do Nascimento, do clero arquidiocesano da capital cearense; e Monsenhor Jânison de Sá Santos, que atualmente é subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, a comunidade católica da Capital estava sem arcebispos auxiliares desde julho de 2024. Arquidiocese destacou que a notícia foi recebida com alegria por dom Gregório Paixão. 

Leia Mais | Igreja São Francisco de Assis celebra conclusão de templo após 81 anos

Durante a XXV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, ocorrida neste sábado, 29, e no domingo, 30, no colégio Christus, o monsenhor Antônio Carlos falou sobre a nomeação como bispo auxiliar.

“A minha nomeação nesta data é providência divina, porque aqui estão reunidos vários membros das diversas pastorais, grupos, movimentos, ou seja, a nossa força viva da Arquidiocese de Fortaleza. Esse é um momento propício, até porque a gente está trabalhando as diretrizes para os próximos anos”, disse.

A Assembleia reuniu representantes de comunidades e pastorais para refletir e planejar as ações da Igreja. O encontro, de acordo com padre Watson Holanda, é o “ápice” de um processo de escuta que iniciou-se em janeiro.

“Foi quando a gente começou a ouvir a realidade, das coisas boas, das luzes, mas também dos desafios da vida pastoral. Em junho rezamos e fizemos um simpósio de reflexão pastoral”, explicou.

Padre Watson afirma que as reflexões apontaram para o planejamento de ações para ser “uma igreja samaritana, uma igreja alegre, próxima dos dos empobrecidos, próxima dos excluídos, das mais diversas realidades.

Monsenhor Antonio Carlos

Nascido em 1972, em Fortaleza, monsenhor Antonio Carlos se formou em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), além de ter se graduado em Teologia, e ser mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Exerceu o cargo de vigário paroquial, por mais de uma década, sendo também professor de Direito Canônico membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, além de assessor canônico do Regional Nordeste.

Atualmente, exercia também a função de vigário paroquial na Paróquia Mãe Santíssima, é vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará. Após o anúncio, o monsenhor falou sobre sua nomeação e pediu orações.

“Recebo esta missão com humildade e com o coração disponível para servir ainda mais ao nosso povo. Peço que rezem por mim, para que, guiado pela proteção de Nossa Senhora, eu possa responder cada dia: secundum verbum tuum (Segundo Sua Palavra).”

Leia Mais | Crato inaugura o maior monumento de Nossa Senhora de Fátima do mundo

Monsenhor Jânison de Sá

Nascido em 1969, monsenhor Jânison de Sá possui um currículo extenso de serviço pastoral e acadêmico. Ele é Doutor em Teologia Catequética pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.

Sua experiência no Brasil abrange atuação como assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), reitor de seminário, professor em diversas instituições de ensino, pároco e coordenador de catequese. Ele também participou de equipes de animação do Sínodo.

Preside a Sociedade Brasileira de Catequetas e é membro da SCALA. Antes de sua nova designação, monsenhor Jânison de Sá já colaborava com a CNBB, sediada em Brasília, trabalhando especificamente em sua Subsecretaria de Pastoral. E atualmente presbítero da Diocese de Propriá (SE).

Janison também falou sobre sua nomeação. “Recebi o comunicado com temor e tremor, mas confiando na graça de Deus”, declarou. “Vou com o coração aberto e com o desejo de aprender, conviver, escutar e dar minha contribuição, buscando sempre a fidelidade ao Evangelho”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar