Pirambu: cratera na Leste Oeste é coberta e trânsito está normalizado
O buraco que se abriu no bairro Pirambu, em Fortaleza, foi reparado. Em nota divulgada no domingo, 14, a Cagece afirmou que as razões para que o asfalto cedesse estavam sendo investigadas
12:03 | Dez. 15, 2025
A cratera que se formou no domingo, 14, na avenida Leste Oeste, no bairro Pirambu, em Fortaleza, foi coberta, mas ainda sem nivelamento e asfalto. Carros, motos e ônibus voltaram a transitar normalmente pela região na manhã desta segunda-feira, 15.
LEIA MAIS | Cratera se abre na av. Leste Oeste e tumultua trânsito; veja vídeo
No domingo, 14, os condutores precisaram evitar o trecho, desviando pelo entorno e utilizando ruas próximas. Durante o trabalho de reparo, a área afetada foi fechada e uma "mão dupla" foi criada do outro lado da rua para permitir a continuidade do tráfego.
Conforme relatos de pessoas que residem e trabalham no entorno da avenida Leste Oeste, o asfalto teria cedido aos poucos devido a um encanamento da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) que estourou.
Leia mais
No sábado, 13, o abastecimento de água havia sido paralisado na região sem aviso prévio à população.
O morador e cantor Lucas Alexandrino, 27, relata que após a abertura da cratera, a situação foi imediatamente reportada pela população e a resposta das autoridades foi imediata. “Agora já está tranquilo. A gente achou que ia demorar muito mais, como das outras vezes”.
“Eles realmente focaram. E também, querendo ou não, isso ia afetar muito as festas de final do ano. Então eles com certeza tinham que ajeitar logo”, comenta
Crateras são recorrentes na região
De acordo com Lucas, a ocorrência de problemas como o aparecimento de crateras é recorrente na área, embora a incidência e a magnitude variem dependendo do local exato.
“Teve cratera mais para frente, não nessa magnitude, mas já teve outros casos. As pessoas até estavam achando que ia durar muito mais, porque quando acontece isso, demora”, relata Lucas.
De modo semelhante, José Olavo Carvalho, 72, que trabalha há 40 anos em uma oficina mecânica no entorno da cratera, também reclama. "Todos os anos são dois (buracos), três que abrem", destaca.
Para José Olavo Carvalho, 72, o problema principal reside nas dez bocas de lobo entupidas nessa área do bairro Pirambu. O POVO constataou também que há muito lixo acumulado no entorno do local.
“Nós temos aqui 10 bocas de lobo. Todas as 10 estão entupidas. Há 40 anos que eu trabalho aqui e são 40 anos de sofrimento”, afirma José Olavo.
Conforme o mecânico, a água de um cano da Cagece jorrou com muita força, causando uma grande erosão.
Segundo José Olavo, a ineficácia das soluções governamentais é evidente, pois os reparos são feitos apenas com areia e cimento superficiais, resultando em um serviço de má qualidade que piora o tráfego e ameaça a segurança dos moradores.
"(...) É só areia que eles colocam aí dentro. Aí bota um cimentozinho por ali, bota por cima. Aí pronto. O pessoal vai precisar inventar de fazer outra reportagem aqui", completa José.
Cagece
Em nota divulgada no domingo, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirmou que as razões para que o asfalto cedesse estavam sendo investigadas.