Linha Floresta/Centro retoma em "caráter emergencial", diz Etufor
Segundo a companhia, a linha volta em horário reduzido, com frota e itinerário realizados por veículos da Cooptraps
16:36 | Set. 30, 2025
A Linha 106 - Floresta/Centro irá retomar as operações devido ao “caráter emergencial”. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, 30, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
Segundo a companhia, a linha volta em horário reduzido, com frota e itinerário realizados por veículos da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará (Cooptraps).
LEIA TAMBÉM | Estudantes da UFC protestam contra o corte de linhas de ônibus em Fortaleza
Linha irá retornar por meio de topics
Em nota ao O POVO, a Etufor informou que é importante destacar que as linhas ainda não foram oficialmente reintegradas ao sistema. “Uma vez que a Etufor não reconhece a suspensão unilateral de 25 linhas – que atendem cerca de 10.425 passageiros – nem a redução da frota em outras 29 linhas”.
O comunicado também informou que a Prefeitura de Fortaleza está em diálogo com as empresas operadoras para garantir o pleno restabelecimento do serviço, priorizando o atendimento à população e a regularidade da operação.
A Etufor afirmou que o movimento de passageiros registrado nesta terça-feira, 30, foi menor do que o previsto. “Na segunda-feira, 29, o movimento chegou a 508 mil passageiros transportados”, finalizou a nota.
Linhas voltarão a operar normalmente na quarta-feira, 1º
Na noite desta terça-feira, 30, o Sindiônibus informou ao O POVO, por meio de nota, que, a partir desta quarta-feira, 1º, a operação dos ônibus em Fortaleza voltará a seguir os parâmetros definidos pela Etufor para cada linha.
"A decisão é fruto de um esforço adicional envidado pelas empresas de transporte para que o diálogo seja retomado, mesmo diante das dificuldades financeiras que impactam o setor, especialmente no cumprimento dos compromissos salariais com colaboradores e fornecedores essenciais, como combustível", diz a nota.
No comunicado entidade reforça a urgência em ampliar o diálogo sobre o transporte coletivo, "de forma a construir soluções conjuntas que garantam a continuidade e a qualidade da mobilidade urbana em nossa capital".