Proteção Ambiental: construções ilegais na Sabiaguaba são demolidas

A ação realizada pela Agefis visa impedir o avanço de ocupações irregulares em Zonas de Proteção Ambiental (ZPA).

10:49 | Ago. 13, 2025

Por: Fabrícia Braga
Construção realizada em área de proteção ambiental no Parque da Sabiaguaba é demolida (foto: Reprodução/Agefis)

Operação removeu, nessa terça-feira, 12, construções ilegais localizadas no Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Pacoti, regiões reconhecidas por sua relevância ecológica e protegidas por legislação específica.

Ação foi realizada pela a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Durante a fiscalização, foram demolidas estruturas erguidas sem autorização, incluindo obras em andamento e cercas de arame farpado que delimitavam irregularmente porções do território protegido.

Ruínas abandonadas também foram removidas para evitar novas ocupações.

Leia tambémEm crise, sistema de ônibus de Fortaleza pode deixar de atender áreas deficitárias, diz Sindiônibus

O que são as ZPA?

O Parque das Dunas de Sabiaguaba integra a Zona de Proteção Ambiental 3 (ZPA 3), regulamentada pelo Plano Diretor de Fortaleza e pela Lei Complementar nº 236/2017, que define regras rigorosas para uso e ocupação do solo em áreas naturais.

Já a APA do Rio Pacoti, de gestão estadual, abrange a Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA 1) e protege ecossistemas ligados diretamente a rios e lagoas. Nesses locais, qualquer construção é proibida, exceto em casos de utilidade pública ou interesse social, desde que causem baixo impacto ambiental e sigam o plano de manejo da Unidade de Conservação.

A capital cearense tem quatro Zonas de Preservação Ambiental, de acordo com o Plano Diretor Participativo do Município de Fortaleza, veja quais são:

- Zona de Preservação Ambiental dos Recursos Hídricos (ZPA 1)

- Zona de Preservação Ambiental da Faixa de Praia (ZPA 2)

- Zona de Preservação Ambiental do Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba (ZPA 3)

- Zona de Preservação Ambiental - Dunas da Praia do Futuro/Cidade 2000 (ZPA 4)

A ação visa impedir o avanço de ocupações irregulares

Segundo o superintendente da Agefis, Guilherme Magalhães, a iniciativa busca preservar o equilíbrio ambiental e impedir que ocupações irregulares sejam avançadas.

“A atuação é sempre pacífica, com diálogo e transparência. Nossa função é proteger e cuidar, mostrando que o poder público está presente para garantir o cumprimento da lei sem recorrer à força”, afirmou.

A operação contou com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza, da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Edifício na Maraponga também foi demolido 

No último dia 5 de agosto, a Agefis também realizou a demolição de um empreendimento residencial multifamiliar construído irregularmente em uma área da ZPA 1, no bairro Maraponga, em Fortaleza.

O imóvel avançava sobre uma lagoa, resultante de aterro indevido, em descumprimento às normas urbanísticas e ambientais da cidade.