Volta às aulas: Fortaleza registra trânsito mais intenso nesta segunda-feira, 4
Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza ação educativa em torno das escolas da Capital para controlar o tráfego
10:12 | Ago. 04, 2025
As vias de Fortaleza registram aumento no fluxo veicular, na manhã desta segunda-feira, 4, em comparação com o período de férias no mês de julho. A intensificação no trânsito ocorre em função da retomada das aulas neste segundo semestre letivo.
LEIA MAIS | Cidade parada: você não está preso no trânsito, você é o trânsito
“No período das férias o trânsito de Fortaleza melhora sensivelmente. Fica tudo mais fácil de trafegar, de se locomover, porque o trânsito está mais ameno. A não ser naqueles pontos específicos, que é na abolição ali, à noite, na Beira-Mar”.
Quem diz isso é Mardônio Ximenes, 61, que é motorista de transporte público há quase 20 anos, ele também é motorista de aplicativo e compartilha sua percepção acerca do tráfego nas vias de Fortaleza, comparando o período de férias e a retomada das aulas.
Segundo Mardônio, “até os ônibus ficam mais lotados” quando as aulas recomeçam, e por isso ele acha que é “preciso uma quantidade maior de ônibus trafegando para dar vazão aos usuários, para atender a demanda”.
O motorista percebe que durante as férias o trânsito só se intensifica em trechos específicos onde ocorrem os eventos, jogos e festas tradicionais no mês de julho, como o Fortal e o Halleluya.
Por causa da intensificação do fluxo veicular neste período, a estilista estilista Marianna Calixto, de 30 anos precisa readequar sua rotina em função do trajeto entre a casa e o trabalho.
Ela mora no bairro Messejana e relata que acorda mais cedo para ir ao trabalho quando as aulas retornam porque “o tempo de deslocamento” para o trabalho “dobra”.
“Eu pego ali todo o fluxo, tanto da própria Messejana, quanto ali da BR, que fica muito lotada. (...) acaba que quem mora nessas partes mais afastadas para indo, indo para as partes mais centrais da cidade, é bastante afetado. (...) o contrafluxo, fica mais tranquilo, mas esse fluxo indo para o centro, ele fica muito realmente muito engarrafado", diz Marianna.
Além disso, Marianna percebe que o aumento do fluxo de transporte eleva o risco de acidentes: "tendo muito carro, também sempre tem muito mais batida.
“Hoje não teve (batida), mas já teve vez de eu passar assim mais de uma hora e hora e meia para chegar no trabalho. Às vezes quando tem alguma intercorrência na BR. Já peguei de dia, de manhã assim de ter pegar três batidas no caminho e ficar com trânsito assim muito parado".
"Mas em geral é sempre tem essa dificuldade de readequar a rotina, porque o fluxo fica muito grande”, diz a estilista.
Em razão do aumento de transportes, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza ação educativa em torno das escolas da Capital.
A operação ocorre especialmente nos horários de entrada e saída das instituições de ensino para controlar a circulação e incentivar o respeito às normas de convivência urbana.
Leia mais
Durante a ação ocorrem as seguintes atividades:
- Distribuição de materiais informativos;
- Orientação sobre boas práticas nos deslocamentos;
- Informações sobre uso correto do cinto de segurança;
- Direcionamento sobre o estacionamento adequado;
- Informações sobre respeito à sinalização e à readequação da velocidade.
Dentre as orientações, a Autarquia recomenda utilizar as vagas destinadas e evitar estacionar em locais proibidos, como calçada e fila dupla, para não obstruir o tráfego.
A ação faz parte de uma estratégia para conscientizar a população sobre a importância de um trânsito mais seguro, visando contribuir para a redução de riscos e acidentes.
Conforme a AMC, a iniciativa, que inicia nesta segunda, 4, visa estimular o respeito às normas de circulação e criar uma cultura de responsabilidade entre condutores, pedestres e estudantes.
Além disso, a estratégia busca criar um ambiente mais seguro para as crianças, público-alvo da abordagem.
Veja algumas dicas sugeridas pela AMC para facilitar o trânsito durante o embarque e desembarque das crianças:
- Respeitar as sinalizações: preste atenção às placas de trânsito e às orientações dos agentes de trânsito. Elas são fundamentais para a segurança de todos.
- Estacionar corretamente: utilizar as vagas destinadas e evitar estacionar em locais proibidos, como calçada e fila dupla, para não obstruir o tráfego.
- Usar a faixa de pedestres: sempre que possível, utilizar as faixas de pedestres para atravessar a rua com segurança.
- Evitar distrações com o uso do celular: a utilização do equipamento pode aumentar o risco de acidentes.
- Chegar cedo: planejar chegar um pouco mais cedo, evitando a pressa e contribuindo para um fluxo mais tranquilo.
- Manter a calma: em situações de congestionamento, é necessário manter a calma e evitar comportamentos que possam agravar a situação, como buzinar excessivamente.