Vicente Pinzón volta a registrar tiroteios e mais um homem é morto

Foi o segundo assassinato em dois dias no bairro, que ainda registrou outros três baleados. Guardiões do Estado e Comando Vermelho disputam a hegemonia na área

18:28 | Jul. 09, 2025

Por: Lucas Barbosa
Homens se filmaram fazendo pichações em alusão ao Comando Vermelho no contexto da disputa com a Guardiões do Estado no Vicente Pinzón (foto: Reprodução/Redes Sociais)

O bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, voltou a registrar tiroteios na noite dessa terça-feira, 8. Em um desses confrontos, um homem de 29 anos, que não teve a identidade divulgada, foi assassinado na rua Aristides Barcelos, em uma comunidade conhecida como Invasão.

Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito do crime havia sido preso. A 1ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

Um outro homicídio havia sido registrado no Vicente Pínzón na manhã de segunda-feira, 7, na rua Josias Paulo de Sousa. Além disso, três pessoas foram baleadas na segunda e na terça.

Como O POVO já havia mostrado, a região passa por um confronto entre facções criminosas rivais. A Guardiões do Estado (GDE) predomina no bairro, mas integrantes do Comando Vermelho (CV) querem passar a ter a hegemonia na região.

Nas redes sociais, perfis associados à GDE divulgaram um “salve” que “decreta” a morte de um ex-membro, identificado como Bicho “Feio”. Ele, que teria papel de comando em algumas comunidades do bairro, foi acusado de mandar matar pessoas sem autorização da cúpula da GDE.

Uma dessas mortes teria sido a de um homem identificado como Luiz Fernando (ou “Lobim”) em 2 de julho passado. Bicho Feio teria, então, se associado ao CV e passado a disputar com os antigos aliados o controle do Vicente Pinzón.

Também nas redes sociais, passou a circular nessa terça-feira, 8, um vídeo em que dois homens em uma moto aparecem se filmando pichando muros do Vicente Pinzón com a sigla do Comando Vermelho (CV).

Até o momento, nenhuma pessoa foi presa apontada como envolvida na disputa entre as facções. Nesta quarta, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reiterou informações já repassadas ao O POVO nessa terça a respeito do policiamento existente no bairro.

Equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da Força Tática (FT) e do Motopatrulhamento do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) patrulham a área com reforço do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). (Colaborou Alice Barbosa/Especial para O POVO)