Fortaleza disponibiliza imunizante ACWY para reforço contra meningite
Com a ampliação, as crianças de 12 meses já podem receber a dose de reforço da vacina meningocócica ACWY na Capital; veja horários
Após anúncio do Governo Federal sobre a ampliação da oferta da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses a partir da terça-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Fortaleza também informou que disponibilizará o imunizante.
No esquema vacinal para bebês, duas doses da vacina meningocócica C são aplicadas, aos três e cinco meses. O reforço aos 12 meses era feito com o mesmo imunizante, mas será substituído pela vacina ACWY.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A ampliação da vacina ACWY representa um avanço importante na prevenção da meningite em nossa cidade. Estamos trabalhando para garantir que todas as crianças na idade recomendada tenham acesso à imunização com segurança”, informa Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da Secretária Municipal de Saúde (SMS).
Veja os horários disponíveis para o reforço nos postos de saúde de Fortaleza.
Ceará firma aliança para atingir meta de 90% da cobertura vacinal contra o HPV até 2026 | LEIA MAIS
Imunizante ACWY: horários dos postos de saúde
Na Capital, a SMS ressalta que a vacina meningocócica ACWY está disponível para crianças de 12 meses nas salas de vacinação dos 134 postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Aos fins de semana e feriados, os fortalezenses podem comparecer aos seguintes postos de saúde:
- Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII): Rua Belisário Távora, 42 - São João do Tauape;
- Maurício Mattos Dourado: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 39 - Edson Queiroz.
Em informe do Governo Federal, as crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Contudo, as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber o reforço com a ACWY.
A mudança em Fortaleza segue diretriz do Ministério da Saúde e objetiva o aumento da cobertura vacinal contra quatro sorogrupos da bactéria responsável por causar a meningite: A, C, W e Y.
Em 2025, até o momento, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Os dados são do Ministério da Saúde.
Após diversificação de locais, vacinação contra a gripe cresce 63% em Fortaleza | ENTENDA
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente