Mais de 7 mil vítimas de quedas foram atendidas só no IJF neste ano
Pessoas com mais de 60 anos representam 32% dos pacientes acolhidos no Instituto Dr. José Frota (IJF) nos primeiros cinco meses deste ano
15:17 | Jun. 25, 2025
Mais de 7 mil pessoas (7.061) foram acolhidas no Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, por ferimentos causados por quedas apenas nos cinco primeiros meses deste ano. O número alerta sobre cuidados no Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado todo 24 de junho.
LEIA MAIS | IJF: Ícone urbano de assistência à saúde em Fortaleza
Acidentes por queda, segundo o Instituto, em ambientes domésticos ou no trabalho, continuam sendo a principal causa de fraturas e ferimentos graves atendidos na Emergência da unidade.
Dentre as vítimas de queda acolhidas no hospital, 2.237 (32%) tinham mais de 60 anos de idade. Nesse sentido, o IJF destaca a importância de reforçar os cuidados que podem evitar acidentes com o avanço da idade.
Pessoas com a idade mais avançada são o grupo mais vulnerável às comorbidades como osteoporose, diabetes e hipertensão, de acordo com a fisioterapeuta do IJF, Juliana Fonteles.
Leia mais
Para ela, esses fatores também podem comprometer o tratamento e a plena recuperação dos pacientes vulneráveis.
A fisioterapeuta sugere pequenas mudanças no ambiente doméstico que podem fazer grande diferença no cuidado com quedas, como:
- Aplicação de pisos antiderrapantes em áreas molhadas;
- Garantir boa iluminação nos cômodos;
- Manter objetos fora das áreas de passagem;
- Instalar barras de apoio em banheiros e locais de risco;
- Adequar a altura de camas e redes;
- Evitar sair desacompanhado nas ruas;
- Caminhar sem pressa;
- Aguardar o sinal vermelho.
Além disso, também é recomendado evitar comportamentos de risco que podem ser evitados, como subir em muros e árvores, realizar grandes esforços físicos e lavar banheiros sem os devidos cuidados.
Juliana acrescenta que usar óculos e calçados adequados podem garantir melhor visualização de obstáculos e distâncias e ter mais firmeza nos passos.
Manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas com regularidade e seguir corretamente as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos são cuidados que também podem ajudar a reduzir os riscos, de acordo com a fisioterapeuta.