Governo do Ceará e prefeituras devem criar sistema integrado entre polícias e guardas municipais
Proposta foi divulgada pelo governador, nesta segunda-feira, 16, durante o 13º Seminário de Gestores Públicos, no Centro de Eventos, em Fortaleza
13:50 | Jun. 16, 2025
Um programa de colaboração integrado entre as forças de segurança e guardas municipais deverá ser discutido para ser lançado no Ceará. É o que afirmou o governador Elmano de Freitas (PT), nesta segunda-feira, 16, durante o 13º Seminário de Gestores Públicos, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Conforme o gestor, a ideia é realizar um encontro entre prefeitos e prefeitas nas próximas semanas para discutir um programa estadual de segurança que envolva a Polícia Militar e Polícia Civil, integrando com a Guarda Municipal dos 184 municípios cearenses. O objetivo é buscar fortalecimento, integração e inovação tecnológica através de um sistema integrado de Segurança.
LEIA MAIS | Elmano assina decretos que regulamentam reestruturação das Forças de Segurança do Ceará
Este programa também prevê apoio financeiro aos municípios e a colaboração essencial das guardas municipais, que somam mais de 4 mil agentes distribuídos no Estado.
“Nas próximas semanas eu gostaria de ter cada prefeito e prefeita para nós termos um momento de discussão, porque nós queremos lançar no estado do Ceará um programa intenso de colaboração das nossas forças de segurança”, disse.
O secretário-chefe da Casa Civil do governador Elmano de Freitas (PT), Chagas Vieira, destacou a importância de ter uma boa relação com os municípios buscando a implementação de ações como na área da Segurança Pública.
“Queremos estar cada vez mais próximos dos municípios, fortalecendo as guardas municipais nessa parceria por meio da nossa Secretaria da Segurança Pública, seja com uma melhor qualificação desses profissionais e também possibilitando melhores condições”, disse o secretário-chefe.
A proposta de integração das forças de Segurança do Estado com os agentes municipais já havia sido sinalizada pelo chefe do Executivo anteriormente.
Em dezembro do ano passado, após a morte de dois estudantes, Elmano sinalizou expectativa da integração entre Polícia Militar e Guarda Municipal de Fortaleza. As vítimas foram executadas nas proximidades das escolas onde estudavam, em Fortaleza
Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou “expectativa positiva” em integrar as forças de Segurança estaduais e municipais. A parceria deveria ser efetiva, conforme Elmano, no ano seguinte após o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) assumir o Paço Municipal.
Ainda em 2023, a gestão municipal de Fortaleza e o Estado sinalizaram também uma possível parceria, principalmente com atuação em escolas e paradas de ônibus, mas também como forma de combate às organizações criminosas no Estado.
Com informações da repórter Alexia Vieira
Atualizada às 16h39min