HUWC realiza mutirão com cirurgias e exames em maio
Mais de 100 pacientes estão sendo beneficiados com os atendimentos. Não é necessária documentação específica para exames ou cirurgia
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), está realizando um mutirão de cirurgias e exames neste mês de maio aos pacientes regulados via Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a organização, mais de 100 pacientes estão sendo beneficiados com procedimentos hepáticos e oftalmológicos. O HUWC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Praça da Bandeira: pessoas em situação de rua recebem serviços oferecidos pela UFC
A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação: Mais Especialistas, em conjunto com o Ministério da Saúde (MS). O objetivo é agilizar atendimentos especializados e reduzir o tempo de espera por procedimentos de média e alta complexidade.
Procedimentos incluídos no mutirão
Estão incluídos no calendário de atendimentos do mutirão cirurgias de catarata, pterígio e elastografias hepáticas — exames do fígado.
De acordo com a UFC, os pacientes são convocados a partir de filas reguladas pelas secretarias de saúde, com base em critérios técnicos, como o tempo de espera e a gravidade do caso.
A gerência de Atenção à Saúde do HUWC informou ao O POVO que não é necessária documentação específica, considerando que já são pacientes regulados e cadastrados no sistema. É feita a chamada, a partir da ordem, para as cirurgias eletivas e exames.
Não são realizados atendimentos por ordem de chegada ou demanda direta no hospital. A gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Magda Moura, afirma que o compromisso é com “um SUS justo, organizado e acessível para todos”.
“Seguimos trabalhando para que cada mutirão represente mais cuidado, mais resolutividade e mais esperança para quem está na fila”, afirma em nota enviada à imprensa.
Programa realizou mais de 100 mil exames no ano passado
O programa Ebserh em Ação: Mais Especialistas é uma iniciativa da estatal com o apoio do Ministério da Saúde.
Em 2024, o programa realizou quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames visando reduzir o tempo de espera da população por procedimentos assistenciais no SUS.
A edição atual está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas, do MS. A meta é aumentar em 40% o número de atendimentos até dezembro.
O Complexo Hospitalar da UFC é formado pelo HUWC e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac).
Ele faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades.
As unidades — hospitais vinculados a universidades federais — têm características específicas, como atender pacientes do SUS, ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.