Fundador do Shalom reza diante do corpo do papa Francisco na Itália

Associação católica de Fortaleza esteve presente em velório do Papa Francisco nesta quinta-feira, 24, em Roma

21:40 | Abr. 24, 2025

Por: Kaio Pimentel
Fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, reza por 30 minutos diante do caixão de Papa Francisco nesta quinta-feira, 24, no Vaticano (foto: Reprodução/ Dicasterium pro Communicatione)

Fundador da Comunidade Católica Shalom de Fortaleza, Moysés Azevedo, esteve em Roma, na Itália, para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco — morto nessa segunda-feira, 21 — diante de quem rezou em um momento reservado durante o velório do corpo do Pontífice na Basílica de São Pedro nesta quinta-feira, 24, por 30 minutos. 

LEIA MAIS | Cearense relembra sua conversa com papa Francisco durante JMJ 2013

Durante o pontificado de Francisco, Moysés participou como membro de dois  do Vaticano.  Além disso, a Comunidade Shalom realizou duas convenções internacionais em Roma com a presença do Papa, uma em 2017 e outra em 2022.

Moysés foi um dos primeiros líderes religiosos cearenses a se manifestar publicamente após a morte do Santo Padre. Nessa segunda-feira, 21, a Comunidade já havia programado uma série de transmissões ao vivo para a Páscoa, intitulada "50 Dias com Jesus".

No entanto, o evento se transformou em um grande momento de oração em sufrágio pelo cargo máximo da Igreja Católica, com a recitação do terço, laudes, Santa Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nomeação para o novo Dicastério para a Evangelização

Em 2023, Moysés Azevedo foi nomeado para o recém-criado Dicastério para a Nova Evangelização. Ele já atuava como membro do Dicastério para os Leigos, a Família e Vida desde 2019.

O fundador da Shalom também colaborou como consultor no antigo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, cujas atribuições foram incorporadas ao novo dicastério.

De acordo com a associação, a nomeação reforça o compromisso da Comunidade com a evangelização, missão que Moysés diz abraçar desde a fundação do grupo.

Sobre a Comunidade Católica Shalom

Fundada em 9 de julho de 1982, a Comunidade Shalom surgiu após Moysés Louro de Azevedo Filho se inspirar no encontro com o Papa João Paulo II em 1980 e dedicar-se à evangelização dos jovens.

Inicialmente, um centro de acolhida e formação foi estabelecido, dando origem a grupos de oração e, posteriormente, à primeira geração de membros consagrados.

Reconhecida canonicamente em 1998 e elevada a associação internacional de fiéis em 2007, a Shalom expandiu a atuação para diversas dioceses ao redor do mundo, tendo como objetivo levar o Evangelho por meio da cultura de paz e alegria que marca a espiritualidade.

ASSISTA TAMBÉM | Saiba como o corpo do papa Francisco foi embalsamado | O POVO NEWS

VEJA AINDA