Fortaleza deverá ter um VetMóvel apenas para animais de rua, afirma secretário

Fortaleza deverá ter um VetMóvel apenas para animais de rua, afirma secretário

Apollo Vicz, titular da Secretaria de Proteção Animal, afirmou ainda que planeja parceria de ações com a Secretaria Municipal da Educação

“Eu não consigo trabalhar políticas públicas assertivas com censo de animais tutorados, porque a raiz do problema está nas ruas”, comentou, nesta segunda, 7, o secretário de Proteção Animal da Prefeitura de Fortaleza, Apollo Vicz, à rádio O POVO CBN acerca da falta de monitoramento de animais em situação de rua.

O secretário acrescentou ainda que pretende disponibilizar um VetMóvel apenas para atendimento desses animais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ele planeja ainda uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação para realização de palestras na rede pública para “quebrar a cultura do abandono e dos maus tratos”, com alvo infantil e adolescente. As palestras serão sobre legislação animal, posse responsável e epidemiologia.

Conforme o levantamento de 2023, da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), Fortaleza tem pelo menos 40,8 mil animais em situação de rua, sujeitos a maus-tratos e doenças.

“A minha meta nessa secretaria é levar conscientização às pessoas porque eu percebo que as pessoas não entendem de fato a realidade da causa. Há um marketing muito grande de que a causa está avançando e que existe castração para todos os animais, mas as políticas públicas são mal direcionadas, em que a castração só é direcionada aos animais tutorados”

O secretário supõe que esses números possam ter triplicado nos últimos anos. “Quando eu entrei na Secretaria, em 3 de janeiro, percebi que não tinha um censo. Sem isso é impossível ter estimativa de quantos animais de rua, quantos abrigos e quantos animais existem em abrigos”, afirma.

“É por isso que eu percebo que as políticas públicas são mal direcionadas, porque existe o censo humano para que haja uma estimativa e faça um trabalho coerente para a população, mas para os animais não existe”, diz Apollo.

Apollo Vicz afirma que a Secretaria segue trabalhando para diminuir a quantidade de animais nas ruas por meio de castração nos Vet Móveis e em eventos periódicos, como o realizado no Dia Mundial dos Animais de Rua, no último sábado, 5.

“Nosso principal trabalho hoje é conscientizar e castrar esses animais para diminuir as colônias de gatinhos, as matilhas de cães, o sofrimento desses animais e também a superlotação desses abrigos que não recebem amparo nenhum”, explica Apolo.

Evento de vacinação e serviços

 

Segundo o secretário, durante o evento de sábado, 5, foram realizadas mais de 500 vacinações anti-rábicas e 20 adoções de animais sem tutores. “Isso é muito importante porque estamos lutando contra doenças zoonóticas que também acometem os seres humanos”, explica Apollo.

Apollo também garantiu que essa ação será realizada em toda Fortaleza, incluindo as periferias. E que a ação não atendeu somente animais com tutores. 

“Muitos animais que estavam participando do evento eram animais resgatados de situação de rua, vítimas de maus tratos, que estavam disponíveis para adoção”, disse Apollo.

A Prefeitura disponibiliza os seguintes serviços por meio do VetMóvel e da Clínica Jacó:

  • cirurgia ortopédica
  • castração
  • vacinação anti rábica
  • teste de cinomose
  • teste de leishmaniose
  • para zoonoses
  • consultas veterinárias

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar