Shalom celebra Natal com ação especial para pessoas em situação de rua em Fortaleza

Por meio da Casa São Francisco, a comunidade disponibiliza o acolhimento de pessoas em situação de rua no Centro e a preparação para missa e ceia natalina

Na Casa São Francisco, no Centro de Fortaleza, os preparos natalinos começaram cedo. Na tarde desta terça-feira, 24, véspera de Natal, um grupo se reunia à frente do local para esperar o início da ação especial do Projeto Amigos dos Pobres, parte da Comunidade Católica Shalom, programada para às 14 horas.

O trabalho diário da Casa, voltado ao acolhimento de homens em situação de rua, recebeu uma programação à altura das celebrações no mês de dezembro. Antes de se reunirem para a ceia, os assistidos pelo projeto receberam roupas e kits de higiene pessoal para o banho. Na entrada, alguns se dirigiam à fila para o corte de cabelo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Nosso intuito, como o próprio nome do projeto, é gerar esse vínculo de amizade. E, a partir desse vínculo, a experiência de ser família”, relata o coordenador da Casa São Francisco, Thacio Romano. “Então, nada melhor que no Natal, um momento propício para festas entre famílias, esses laços de amizade serem ainda mais aprofundados”.

Em fila, o processo é guiado por voluntários e segue uma ordem exata: primeiro, cada um pode escolher as suas roupas, que estão dispostas na mesa; depois, a fila para o banho, com os itens necessários à higiene.

Jesus realmente nasceu dia 25 de dezembro? Por que comemoramos o Natal nesta data? CONFIRA

O detalhe final, que causa sorrisos e acanhamento, é a hora do perfume. A postos, um voluntário pergunta: “querem um cheiro?” e, após um aceno de cabeça ou uma resposta positiva, o produto é espalhado nas mãos e no pescoço.

Com tudo finalizado, o destino é outro, próximo à Casa São Francisco: a rua Assunção. É no local que aguardarão o início da Missa da Vigília de Natal e, em seguida, conferir a apresentação de coral com um grupo de assistidos pela Casa. A ceia de Natal começa às 18h30min.

“Nós temos uma coordenadora, chamada Letícia, que é uma das missionárias aqui da Casa. Ela me convidou, e eu entrei”, explica o coralista Paulo Catraro, 47, que faz parte da equipe. “Já tinha um pessoal que participava antes de mim. Eu acho legal esse negócio de música, sempre gostei”.

O repertório a ser apresentado, diz Paulo, conta com as melodias “É Natal” e a clássica “Noite Feliz”. Ao ser perguntado se conseguia escolher a melhor, foi sincero: “Ah, é diferente. Porque ‘Noite Feliz’ eu já conhecia, e ‘É Natal’ eu não conhecia, entendeu? Cada uma é uma experiência diferente”.

Brasileiro ajuda a identificar texto apócrifo sobre infância de Jesus | ENTENDA

Projeto da Comunidade Shalom: memórias do projeto

A assistente social Célia Sílvia, que auxilia na distribuição de roupas durante a ação, destaca que a Casa São Francisco está de portas abertas de segunda-feira a sábado, para receber pessoas em situação de rua.

“Os assistidos aqui entram 8h30min, tomam banho, tomam café (da manhã) e têm um tempo livre. De 10h30min às 11h30min, eles fazem uma atividade”, explica a voluntária. “Atualmente, nós encerramos um curso de Informática básica”.

“Desde o momento que eles começam a vir até a nossa Casa, nós verdadeiramente nos colocamos como amigos. Eu sempre vou dizer: ‘amigo não é aquele que vai resolver a minha vida, mas alguém que tá junto’, e é isso que nós queremos: um caminho de amizade”, completa.

Ao relembrar ações anteriores do projeto, o coordenador Thacio Romano também compartilha outras experiências marcantes. “Nós realizamos hoje, durante o evento à noite, uma celebração onde a imagem do Menino Jesus passa nas mãos de cada um. E, no ano passado, eu fui entregar a imagem para uma pessoa, uma mulher que vive em situação de rua, e ela teve uma profunda experiência, tocando Jesus”, diz.

“Eu não sei o que estava ali, no coração dela, quais as memórias que ativaram na hora, mas com certeza pode ter relembrado filhos, experiências passadas… E ela se emocionava muito, se achava indigna de pegar a imagem. Mas eu disse: ‘você pode pegar, é Jesus, pode pegar’. E ela, muito emocionada, pegou ali o Menino Jesus”, recorda.

Tradição e amor em família: idosa de 100 anos e filhos montam lapinha de Natal no Mucuripe | VEJA

Projeto da Comunidade Shalom: como ajudar

O Projeto Amigos dos Pobres também aceita doações de roupas e outros itens necessários para a manutenção da Casa.

  • Pix: amigodospobresfortaleza@comshalom.org | Banco do Brasil - Ag.: 1369-2

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar