Estudantes da UFC realizam ação social no bairro Bom Jardim
Iniciativa foi criada em junho deste ano, por alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Odontologia, que realizam ações no bairro Bom Jardim, prestando serviços de cuidados com a saúde e área jurídicaRealizado pelo Dialogar, o Cuidado Itinerante é um projeto feito por alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Odontologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Projeto realizará uma ação nesta sexta-feira, 29, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A estimativa é atender entre 70 e 80 pessoas. Desde o início do projeto, cerca de 150 pessoas já receberam os serviços.
Além de atendimentos jurídicos, também serão realizados procedimentos de saúde da mulher, como: testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e exame de prevenção de câncer do colo do útero. Também será realizado o atendimento individualizado sobre finança comportamental e a saúde bucal das crianças.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O projeto surgiu a partir da percepção da necessidade de a extensão universitária cada vez mais externalizar os muros da faculdade e ir ao encontro dos assistidos. Muitas vezes, a depender da realidade de cada um, a locomoção torna-se inviabilizada para se fazer o atendimento na própria instituição”, explica o estudante de Direito e coordenador discente do Dialogar, Arthur Reynardo, 26.
Arthur explica que a iniciativa é realizada pelo Núcleo de Mediação e Conciliação da UFC (Dialogar), e pelas orientadoras Nélida Cervantes e Márcia Correia. “As professoras também começaram essa iniciativa com docentes de outros cursos”.
“O Dialogar foi fundado em 2016, com intuito de ajudar os assistidos que procuram nosso Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) para métodos de solução adequada de conflitos. Nossa proposta é facilitar, por meio dessa instituição, um maior acesso à Justiça”, explica o estudante.
“Nós buscamos a pacificação do conflito, para que essas partes tenham suas necessidades sanadas, sem necessariamente haver uma espécie de terceirização da responsabilidade ali assumida. A figura do juiz passa a ser apenas como um agente que vai homologar as decisões. O protagonismo do acordo firmado será exercido pelos envolvidos”.
De acordo com Arthur, a escolha do bairro Bom Jardim foi por ele abranger várias regiões. “É como a gente chama, né? O Grande Bom Jardim”. Atualmente, o grupo de alunos está atuando no Siqueira. “No próximo semestre iremos a outra localidade do Bom Jardim, chamada ‘Pé no Chão’”.
Conforme o estudante, a proposta também é realizar a articulação em outros bairros da Capital. “Depois do Bom Jardim, que finalizaremos no final do primeiro semestre de 2025, vamos para outro bairro”.
Os problemas jurídicos que podem ser resolvidos pelos alunos são questões cíveis e do consumidor. “As únicas questões que não podemos resolver são as penais, previdenciárias e de direitos trabalhistas”.
“Se não conseguimos sanar alguma dessas questões que chegam até nós no bairro mesmo, damos encaminhamento necessário ao nosso NPJ e também à própria Defensoria Pública, que abarca de maneira holística todas essas demandas”, finaliza.
Leia mais
Serviço
Cuidado Itinerante
Quando: 29/11, às 15 horas
Onde: rua Marcelo Santa Fé, 934, Siqueira - Fortaleza (CE)
Atualizada às 14h30min
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente