Fortaleza recebe fórum de Pediatria nesta quinta, 29

O evento debate quatro temáticas principais: "Desenvolvimento infantil: tudo se decide nos primeiros seis anos", "Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)", "O adolescer saudável no Brasil" e "A Escola Promotora de Saúde"

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realiza nesta quinta-feira, 29, das 8 às 17 horas, o 24° Fórum da Academia Brasileira de Pediatria, na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), no bairro Aldeota, em Fortaleza. O evento é voltado a estudantes e profissionais de diversas áreas que estão envolvidos no constante cuidado com crianças e adolescentes em seus aspectos físicos, psíquicos e sociais. 

Serão abordadas quatro temáticas principais: “Desenvolvimento infantil: tudo se decide nos primeiros seis anos”, “Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)”, “O adolescer saudável no Brasil” e “A Escola Promotora de Saúde”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo a presidente da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), Sandra Grisi, o fórum foi criado nos anos 2000 com o intuito de levar à sociedade civil os conceitos que podem contribuir para a saúde da criança. “[O fórum] Serve tanto para profissionais da área da saúde trabalharem a relação entre saúde e educação quanto aos profissionais da área da educação, que vão trabalhar na formação da criança”, explica a presidente.

 

 

A presidente diz que o diálogo com os vários profissionais é necessário para “trazer as melhores condições para a criança se desenvolver plenamente”. A temática sobre vacinação também será abordada.

Já a segunda mesa terá como tema o programa “Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)”, uma iniciativa criada pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS). “Vamos trabalhar este programa que é local. As unidades são voltadas à assistência da primeira infância”, explica Sandra.

A terceira mesa, intitulada “O adolescer saudável no Brasil”, servirá para trabalhar alguns elementos de prevenção de doenças. “Os educadores, principalmente, podem incentivar a família na prevenção dessas doenças. Vamos falar da alimentação saudável e da vacinação.” 

Além deste tema, outros assuntos como "Prevenção da gravidez na adolescência" e "Violência e Saúde Mental - Bullying, Automutilação e Suicídio - Proteção para o adolescente" serão abordados na mesa.

A quarta mesa, intitulada “A Escola Promotora de Saúde”, é um conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS) onde no campo escolar são introduzidas noções de saúde durante toda a formação do estudante. O intuito da quarta roda de conversa é a promoção do autocuidado e de indivíduos que possam colaborar com a sociedade, ainda conforme a presidente.

 “A meta é termos 200 participantes, que é a capacidade máxima da sede da SOCEP. Principalmente das áreas da educação e saúde.”

Serviço
24° Fórum da Academia Brasileira de Pediatria

Quando: 29/9, das 8 às 17 horas
Onde: Rua Maria Tomásia, 701, Aldeota - Fortaleza (CE)
Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar