Terreno anunciado para sediar o Fortal 2024 é alvo de vistoria do Ministério Público

Também nesta quarta-feira, 15, o Ibama autuou a empresa responsável pela organização do evento por supressão irregular de vegetação

O terreno anunciado para ser a sede da próxima edição do Cidade Fortal passou por uma vistoria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) nessa quarta-feira, 15. Denúncias citavam que o espaço, localizado próximo ao Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, seria parte da Mata Atlântica e estaria sendo desmatado, com derrubada de árvores.

Os dados coletados na vistoria vão fundamentar a atuação do MPCE diante da situação. “Neste momento, ainda não podemos nos posicionar de forma positiva ou negativa quanto à possibilidade de realizar o evento no terreno em questão", observa o promotor de Justiça Fábio Ottoni, em nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Mas vale destacar que a empresa só poderá realizar intervenção significativa na área a partir da apresentação do inventário florestal e com a expedição das licenças dos órgãos ambientais”, continua.

De acordo com o promotor, existem duas questões a serem analisadas. A primeira, é para saber se o local está dentro, ou fora da poligonal estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) como área de Mata Atlântica.

A segunda, para classificar a vegetação da área. “A partir da análise desse documento, vamos identificar qual o regime de proteção legal se aplica à área.”

Também nessa quarta-feira, 15, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou a empresa responsável pela organização do evento por supressão irregular de vegetação da área. O instituto também determinou o embargo de obras na localidade até que o impasse seja resolvido.

Em nota, a organização do Fortal informou seguir "em alinhamento com agenda de reuniões com os órgãos competentes, no processo de atualização da documentação para o evento e elaboração de relatórios ambientais".

Atualizada às 15 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fortal cidade fortal ministerio publico do estado do ceara mpce ibama

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar