Edifício São Pedro será demolido, anuncia Prefeitura de Fortaleza

Demolição, que deverá durar pelo menos 90 dias, será assumida pela Prefeitura e começará já nesta terça-feira. Não haverá implosão, mas uma "desmontagem" do prédio, erguido na década de 1950, quando abrigava Iracema Plaza Hotel

O Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza, será demolido pela Prefeitura. Informação foi divulgada nesta segunda-feira, 4, pelo prefeito José Sarto (PDT), em suas redes sociais. 

"A precária situação da edificação chegou ao limite. Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança", destacou o prefeito no texto. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sarto ainda relembrou que uma pessoa chegou a morrer no local e frisou que "diante da falta de intervenções por parte dos proprietários e do decreto do Governo do Estado revogando a declaração de interesse público do imóvel, a situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco".

Serviço de demolição começa nesta terça-feira, 5

Após o anúncio da demolição, o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, revelou ao O POVO que a decisão foi tomada ainda nesta segunda. 

"A decisão foi tomada tendo em vista a impossibilidade de restauração do edifício, o que já apontava os laudos elaborados. E a única solução para garantir não apenas a segurança dos trabalhadores que vão trabalhar naquela área, no projeto de requalificação da Praia de Iracema, mas também os transeuntes que passam ali, e até das ocorrências de pessoas entrando e saindo do prédio, desavisadamente, correndo o risco de colapso", destacou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).

Ainda conforme Dias, deliberação foi tomada levando em consideração laudos técnicos e outros elementos como a impossibilidade de tombamento, apontada em resoluções a nível municipal, estadual e federal. Os serviços de demolição devem durar 90 dias e o início está previsto para ocorrer já nesta terça-feira, 5.

"(Processo vai se) iniciar com a mobilização de equipamentos e na sequência com escoramento dos primeiros pavimentos do prédio para que haja mais segurança para a segunda etapa, que é a desmontagem do prédio (...) Vai ser demolido dos pavimentos mais altos para os mais baixos, esse entulho vai sendo depositado num terreno ao lado, que está disponível. E esse terreno vai ser carregado pra usina de reciclagem", explica Dias.

Em nota encaminhada ao O POVO, a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) informou que o prédio foi evacuado na sexta-feira, 1°. Na data, foram retiradas ao todo 16 pessoas em situação de rua que utilizavam o prédio como abrigo.

 

Atualizada as 22h24min

Colaborou Sara Oliveira  

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar