Posto Waldemar Alcântara volta a atender moradores do Jóquei Clube após reforma
A unidade passou por reforma e passa a contar com sala de apoio à mulher que amamenta e piso tátil para maior acessibilidade
15:04 | Set. 22, 2023
O posto Waldemar de Alcântara foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira, 22, quando volta a atender a população após ter passado por reforma. A Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza, recebeu melhorias de infraestrutura e acessibilidade que devem beneficiar mais de 18 mil moradores da região.
Antes da reforma a unidade, segundo moradores, apresentava alguns problemas, como falta de médicos ou a orientação de que populares procurassem atendimento em outros locais como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Leia mais
“Eu espero qualidade, não quantidade, né? Que [o posto] esteja em uma qualidade boa para o povo porque é necessário. Já é próximo da minha casa, eu já luto com marido doente, se for para outra unidade tem que pagar carro para levar e aqui, não. É bem pertinho da minha casa”, afirma Francisca Cássia, 49, moradora do bairro e usuária da UBS.
Posto terá unidade de apoio ao aleitamento materno
Uma das novidades no Waldemar Alcântara é a Sala de Apoio à Mulher que Amamenta. A iniciativa busca, conforme a Prefeitura de Fortaleza, conscientizar a população sobre os benefícios do leite materno para a saúde do bebê.
No local, as lactantes podem buscar orientação de profissionais sobre dúvidas na amamentação de seus filhos, além contribuir para a coleta do líquido e auxiliar outras mães que enfrentam dificuldades para produzir o alimento primordial para os recém-nascidos.
A gestante Gabriely Borges, 24, aprovou a ideia. “É super fundamental para a gente que tem muita dúvida de como amamentar e essas coisas. Vai ajudar muito”, disse a mamãe.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais de 11 mil mulheres utilizaram as mais de 25 salas dispostas pela Capital durante o primeiro semestre. A partir dessas adesões, 452 litros de leite materno foram arrecadados e destinados aos bancos filiados.
Saúde bucal: Fortaleza terá novas equipes alinhadas ao Governo Federal
A entrega também contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS) para a habilitação de novas equipes ao programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.
Com 240 equipes já cadastradas no movimento que incentiva o atendimento em odontologia para a população, a gestão municipal recebeu a pasta federal para o credenciamento de 50 novos grupos. Ele receberão insumos e remuneração adicionais para ampliar o serviço.
“O Ministério da Saúde ficou mais de um ano sem fazer transferências de recursos para a saúde bucal. Assim que a gente retoma o governo, a gente volta na política de consolidação e reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a retomada desses serviços. A gente tem alguns ajustes ainda técnicos para serem feitos de pedidos via sistema, mas nada que vá impedir essa transferência”, conta a diretora do Departamento de Apoio à Gestão de Atenção Primária do MS, Luciana Maciel.
Capital terá Caps móvel para atendimento à saúde mental
Durante a entrega, o prefeito José Sarto (PDT) foi questionado por um agente de cidadania sobre demoras nos atendimentos e baixo número de fichas nos serviços de saúde mental.
Foram sugeridas algumas intervenções na saúde pública, como bonificações por produtividade aos servidores públicos da área. O prefeito disse, no entanto, que é necessário manter os limites de gastos impostos por lei.
Como contrapartida à pauta levantada pelo agente, o chefe do executivo de Fortaleza lembrou a entrega de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizada na sua gestão.
O prefeito também afirmou que uma das seis carretas que realizarão atendimento médico itinerante na Cidade, uma será destinada aos serviços de saúde mental, chamada por Sarto de “Caps Móvel”.