Praia de Iracema deve ganhar novo campus da UFC

Custódio Almeida, novo reitor da Universidade Federal do Ceará, falou sobre plano de expansão para a região do Poço da Draga

O atual reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Custódio Almeida, revelou que, entre seus projetos para esta gestão, está a criação e implementação do Campus Iracema, equipamento que deve ser instalado nas proximidades do Poço da Draga, na Praia de Iracema.

“Estamos sonhando com a instalação desse campus”, contou ele, explicando que a estrutura seria a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), atualmente localizado na avenida da Abolição, por trás do Jardim Japonês, no Meireles.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O Labomar é o carro-chefe, que precisa de novas instalações, novas estruturas, e que tem um potencial gigante que está sendo prejudicado pela estrutura física reduzida que temos hoje e que não comporta mais os projetos dos cursos”, explica Custódio, que foi empossado como reitor há menos de um mês, no último dia 25 de agosto.

O Labomar alberga hoje dois cursos de graduação - Oceanografia e Ciências Ambientais - e uma pós-graduação - em Ciências Marinhas Tropicais, além de pelo menos dez projetos de extensão que vão da análise de enfermidades da aquicultura à medição da qualidade de águas de abastecimento público.

A previsão do projeto é que o campus, que deve ser instalado em um terreno federal, também receba outros equipamentos, entre eles um novo teatro universitário e uma nova unidade de residência estudantil que permita a ampliação do número de estudantes estrangeiros recebidos pela UFC, fortalecendo o projeto de internacionalização da universidade.

A ideia é que o novo campus ajude a estabelecer um corredor cultural que interligue equipamentos que vão da Rádio Universitária, na avenida da Universidade, ao Centro Cultural Belchior, na Praia da Iracema.

O trajeto desse corredor, em forma de “L”, passaria ainda pela pela Estação das Artes, Passeio Público, Museu da Indústria, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu do Ceará, Arquivo Público, Mercado Central, Biblioteca Pública Estadual, Dragão do Mar, Caixa Cultural e Estoril.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar