Secretaria da Saúde alerta para prevenção dos casos de "virose da mosca"

A patologia pode ser transmitida pelo inseto e por meio da ingestão de água ou alimentos sem o devido tratamento higiênico

Neste período de quadra chuvosa, diferentes doenças aparecem com mais frequência entre a população. Entre as patologias, casos de Diarreia Aguda e Gastroenterite, chamadas popularmente de “virose da mosca”, acabam se destacando.

Uma das formas de transmissão da doença diarreica é por meio da ingestão de água ou alimentos sem o devido tratamento higiênico. A associação com o nome do inseto acontece pelo fato das moscas pousarem em ambientes sujos e depois em alimentos, que podem se infectar com os microrganismos que causam diarreia.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que a “virose da mosca” pode ser transmitida por outros meios. A patologia também se propagada pelas mãos das pessoas, uma vez não devidamente higienizadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os sintomas observados são náuseas, vômitos, diarreias, febres, cólicas na região do abdômen. Em casos mais graves, pode ser observada desidratação.

A SMS ainda sublinha que medidas de prevenção precisam ser tomadas para que não exista uma grande disseminação da doença. Sacos de lixo bem fechados, limpeza correta das mãos e cuidado na preparação de alimentos compõem a lista de cuidados a serem tomados.

Caso exista algum sintoma da doença, postos de saúde podem ser procurados para que o correto atendimento seja realizado.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza virose da mosca prefeitura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar