Estudantes denunciam racismo dentro de escola pública em Fortaleza

Uma manifestação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 21, na instituição no bairro José Walter para pedir medidas sobre a série de ataques cometidos por outros estudantes

Alunos da Escola Estadual Professor Otávio Terceiro de Farias, no bairro Professor José Walter, em Fortaleza, realizaram manifestação na manhã dessa sexta-feira, 21, para denunciar suposta série de ataques de racismo dentro da instituição de ensino. 

Em áudio enviado ao O POVO, por meio de aplicativo, uma estudante denuncia que dois outros alunos teriam iniciado ofensas racista contra um colega. “Isso mesmo preto escravo, amarra o cadarço dela”, teriam dito. O caso teria chegado à coordenação da escola que não pôde resolver o caso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo a estudante, a coordenação da escola informou que não poderia trocar o estudante acusado de cometer racismo de turno e que também não poderia expulsá-lo. Colegas da escola ressaltaram que, apesar do apoio da instituição de ensino, a solução ainda não foi encaminhada pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Os alunos cobram "mais seriedade" para resolução dos casos dentro da escola. A turma está realizando um abaixo-assinado para solicitar medidas à Seduc sobre a situação.

O POVO opta por não informar os nomes dos alunos, tanto por se tratarem de menores de idade, cuja identidade em situação de vulnerabilidade precisa ser preservada, seguindo preceito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quanto para não criar riscos de revitimização ou retaliação às vítimas. 

Em nota, a Seduc informou que, por meio da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), que acompanha a ocorrência e que a gestão escolar foi orientada a conversar com as famílias e com os estudantes.

“Todas as providências necessárias foram adotadas nos aspectos legais e pedagógicos”. A Pasta ressaltou que repudia qualquer tipo de violência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

racismo escola pública fortaleza racismo escola fortaleza alunos denunciam racismo fortaleza alunos racismo escola

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar