Casal se casa à luz de lanternas de celulares por falta de energia em igreja de Fortaleza
Na entrada do primeiro casal de padrinhos, ocorreu o momento da queda de energia
Sob as luzes de lanternas de celulares, um casal cearense se casou na noite dessa quinta-feira, 13.
Devido a uma falta de energia na Igreja Santo Inácio de Loyola, no bairro Mondubim, em Fortaleza, os noivos Maiza Nogueira e Lucas Alves, de 25 e 28 anos, contaram com o apoio dos convidados e de uma força-tarefa realizada pela equipe de profissionais responsáveis por organizar a celebração.
Em vídeos registrados no momento da cerimônia, é possível observar os convidados iluminando o corredor da igreja com os telefones para que fosse feito o cortejo dos padrinhos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na entrada da noiva, um veículo, com os faróis acesos, foi posto à frente da entrada da paróquia para ajudar a visualização do padre durante os ritos do casamento.
Por meio dos stories do Instagram, Lukas Almeida Giotto, responsável pela organização do evento, afirma que ele e a equipe chegaram uma hora e meia antes do evento e confirmaram que estava tudo certo para iniciar o cortejo, marcado para ter início às 20 horas.
Porém, na entrada do primeiro casal de padrinhos, ocorreu o momento da queda de energia.
“Imaginei que fosse uma sobrecarga e me dirigi aos disjuntores, o que é algo que já aprendemos a fazer, caso haja uma sobrecarga de energia. Fui no disjuntor de dentro, de fora do salão e da parte externa da igreja, os três estavam normais”, relatou o cerimonialista nas redes sociais.
Então, Lukas conta ter se dirigido ao buffet, também localizado na rua Clementino Loyola, e telefonou para a Enel, sendo informado de que o problema de falta de energia teria sido causado por conta da queda de uma canaleta e seria normalizado apenas às 00h daquele dia.
Outras casas e estabelecimentos que ficavam do mesmo lado da rua em que a igreja está situada também estavam passando pela mesma situação.
Por ter conhecimento sobre a demora no procedimento para conseguir um gerador e ao constatar que, ainda que conseguisse o equipamento, não poderia conectá-lo de forma eficiente devido à infraestrutura da igreja, ele então recorreu ao padre e o perguntou se haveria condições de que a cerimônia fosse realizada no buffet. O pároco, no entanto, disse que não seria possível.
“Entrei na igreja e disse: ‘Galera, por gentileza, liguem as luzes dos celulares e as direcionem ao meio do corredor da igreja. Vamos fazer o casamento na condição que nós temos’. Fiz todas as entradas dos padrinhos e, na vez da entrada da noiva, acendi os faróis de um carro na frente da entrada do local”, relembra Lukas.
Segundo o cerimonialista, o noivo estava “bastante consternado” de preocupação com o ocorrido, pois o casal já passou por outras remarcações da celebração, inclusive em decorrência da pandemia da Covid-19.
“Na nossa profissão, temos que ter muita estabilidade emocional, porque naquele momento eu só queria chorar também, mas nem isso dava tempo”, declarou.
Após a cerimônia ser concluída mesmo no escuro, os noivos e os convidados seguiram para a festa no buffet, que ficava no mesmo bairro, mas contava com um gerador.
Em nota, a Enel, distribuidora de energia do Ceará, informa que a paróquia não registrou reclamação de falta de energia no local. A solicitação foi aberta por vizinhos da mesma rua por volta das 20 horas.
A companhia esclarece que enviou uma equipe ao local na noite de ontem, 13, e identificou um condutor partido, causando falta de energia. A empresa esclarece que técnicos isolaram o local para garantir a segurança da população, e o fornecimento foi normalizado ainda na noite de quinta-feira.