Fortaleza: número de acidentes de trânsito com mortes cai 68,1% em vias com velocidade reduzida

Levantamento foi divulgado pela AMC na última semana; órgão considera redução resultado de mudança da população no trânsito

O número de acidentes de trânsito com mortes em Fortaleza registrou queda de 68,1% em 16 vias da Capital que tiveram a velocidade reduzida. Dado foi divulgado na última semana pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e faz parte de um monitoramento realizado pelo órgão. 

Balanço analisou avenidas que tiveram o limite de velocidade readequado há mais de 12 meses. Ainda segundo a pesquisa, o quantitativo de sinistros com vítimas lesionadas caiu 18,9%, o de atropelamentos diminuiu 29,7%, e o de sinistros gerais reduziu 23,3% nessas vias. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Foram analisadas as avenidas: Presidente Castelo Branco, General Osório de Paiva, Francisco Sá, Augusto dos Anjos, Frei Cirilo, Coronel Carvalho, Gomes de Matos, Dom Luís, Abolição, Santos Dumont, Historiador Raimundo Girão, Monsenhor Tabosa e Antônio Sales, e as ruas Dr. Justa Araújo, Alberto Magno e Governador João Carlos.

Conforme material divulgado, para chegar ao resultado da queda do índice órgão "visou isolar o efeito da intervenção, considerando como grupo de comparação outras vias de características similares que não receberam a medida". 

Para Antônio Ferreira, superintendente da AMC, além de mostrar a eficácia da medida o índice aponta um aumento da conscientização popular quanto ao comportamento no trânsito. "A gente vê que está havendo uma mudança de comportamento do condutor, ele está entendendo nossa mensagem”, destaca.

Medida se destaca entre ações de segurança viária 

A AMC tem implementado a medida com base em estudos que apresentam critérios de acidentalidade viária e volume de tráfego, readequando a velocidade de vias com intenso fluxo de veículos de 60 km/h para 50 km/h. Objetivo é reduzir a gravidade dos sinistros que acontecem em Fortaleza.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade excessiva é a causa de uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo. A entidade de saúde também destaca que reduzir o limite pode aumentar em dez vezes a chance de uma pessoa sobreviver em caso de atropelamento. 

"A gente acompanhou essas vias durante 12 meses e comparamos com outras vias. Sem dúvida nenhuma a readequação de velocidade é um dos principais fatores de diminuição de acidentes no trânsito", considera o superintendente da AMC, Antônio Ferreira.

Método já havia mostrado efeito anteriormente. Isso porque, em 2021, um estudo da AMC mostrou que o número de acidentes com mortes em Fortaleza caiu 64,5% em vias que tiveram a velocidade reduzida entre 2018 e 2020.

Nos últimos cinco anos, pelo menos 50 vias já tiveram a velocidade reduzida em Fortaleza. Antes de reduzir a velocidade, a AMC desenvolve ações educativas nas vias que vão receber ação e concede o prazo de seis meses para adaptação às mudanças. Só após esse período é que passa a valer a autuação por desrespeito ao novo limite de velocidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

redução mortes trânsito fortaleza redução acidentes vias fortaleza vias velocidade readequada

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar