Ciclistas começam a embarcar com bicicletas no metrô de Fortaleza

Embarque ocorre apenas fora dos horários de pico, priorizando segurança de passageiros nos momentos de maior lotação. Apesar de bem recebida, liberação tem ressalvas de usuários e especialistas

Desde a última sexta-feira, 19, os ciclistas de Fortaleza podem embarcar com bicicletas nos vagões do metrô da Capital. A liberação inicialmente vale apenas para a Linha Sul, que vai do Centro até o município de Pacatuba, e em horários específicos: das 9 às 15 horas e a partir das 20 horas, de segunda a sexta-feira, e a partir das 15 horas aos sábados.

Segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a medida deve ser adotada nas demais linhas dentro de “pouco tempo”. A estudante Ianca Agostinho, 26 anos, conta que utilizou o serviço logo no primeiro dia.

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“Como não moro tão longe de uma estação, fui logo conferir. Tive amigos me chamando de pioneira, que fiz a estreia, achei muito bacana ser a primeira usuária”, afirma, lembrando que no dia os profissionais do metrô lhe disseram que ela estava sendo a primeira.

A experiência foi registrada por ela nas redes sociais como uma forma de divulgar para mais ciclistas. Ianca, que também é profissional da cultura e técnica administrativa, tem a bike como modal cotidiano de transporte tanto para o lazer quanto para resolver assuntos pessoais.

“Para trabalhar, não. Como a intermodalidade é fora do horário de pico, influencia no horário de ir e vir do trabalho. Pelo menos para visitar minha família que reside no Maracanaú já tem se mostrado útil. E quem sabe mais pra frente não implementam em outros horários? Por exemplo, entre 5h30min e 6 horas, que o metrô ainda não vai cheio”, completa.

Adotada em outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, a medida vinha sendo discutida entre ciclistas e Metrofor desde 2018. Há cerca de um ano, a sinalização foi colocada nas estações por meio de placas e adesivos, bem como foram realizados ajustes estruturais.

“Os adesivos no piso da estação já estão gastos. Outra questão é que a estrutura de PVC que colocaram nas escadas para auxiliar a subida e descida das bicicletas não se mostram eficientes”, observa Ianca. “Mas não deixa de ser uma conquista, que demorou, mas chegou.”

Em nota, o Metrofor aponta que a integração do transporte por trilhos com bicicleta está em curso desde 2020, mas "teve cronograma prejudicado pela pandemia". O VLT de Sobral, escolhido como piloto, realiza a integração com bicicletas desde janeiro daquele ano.

A Companhia acrescenta que pretende equipar com bicicletários todas as estações da rede alencarina, inclusive as em construção (ramal Aeroporto do VLT e as estações da Linha Leste). O órgão, entretanto, não respondeu sobre a previsão exata de liberação na Linha Oeste e no VLT Parangaba-Mucuripe.

Sobre os horários estabelecidos, o Metrofor explica que foram definidos para preservar os momentos de pico do sistema metroviário, “quando os vagões são mais utilizados e a prioridade deve ser atender o maior número de passageiros com segurança”. 

O embarque deve ser em um vagão específico, sinalizado para tal, e tem limite de quatro bikes por viagem – número que, segundo o metrô, será suficiente para a demanda. 

Mário Azevedo, professor do departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), avalia que o embarque de bicicletas é interessante, mas não deve trazer grandes impactos no trânsito da Capital.

“Um número pequeno de viagens, em relação às demais, será facilitado. Todas essas ideias vêm em boa hora para melhorar as condições, mas é algo para o futuro; o próprio sistema de metrô não transporta uma quantidade tão grande de pessoas”, afirma.

Segundo ele, o que está melhorando é que todos os modos de transporte estão sendo considerados. "Você vai aproveitando o que é possível do que tem de melhor em cada um e vai utilizando”, percebe Azevedo.

A percepção se une à de Ianca, que afirma ter visto curiosidade entre os passageiros ao vê-la embarcar com a bike.

“Dois passageiros perguntaram se já estava funcionando. Entreguei um panfleto que carregava comigo dando mais informações para um deles, e ele pareceu muito satisfeito com isso”, diz ela.

Na manhã de segunda-feira, 20, em cerca de duas horas nenhum ciclista embarcou ou desembarcou com a bike na estação Parangaba, uma das mais movimentadas da Cidade. Questionado sobre o total de passageiros ciclistas beneficiados pela liberação nesses dias iniciais, o Metrofor também não respondeu.

Quais as regras de transporte das bikes no metrô de Fortaleza?

  • O embarque e desembarque de bicicletas se dará pelo portão de acesso para usuários de cadeiras de rodas. O ciclista deve passar o bilhete na catraca e então pegar a bike no portão;
  • De segunda a sexta-feira, o acesso com bicicletas está liberado das 9 às 15 horas e das 20 horas até o encerramento - por volta das 23 horas;
  • Aos sábados, o acesso pode acontecer das 15 horas até o horário de encerramento;
  • Nas áreas internas dos trens e estações, é proibido montar na bike. Nesses locais, ela deve sempre ser empurrada;
  • Não é permitido utilizar escadas rolantes e elevadores com bicicletas. Use as escadas fixas;
  • São permitidas até quatro bicicletas por viagem.

Bikes estão em 5% dos deslocamentos feitos em Fortaleza

Em 2019, 5,1% de todos os deslocamentos na Cidade eram realizados em bicicletas. Isso mostra que o uso do modal cresceu 70% entre 2016 e 2019. As informações fazem parte de dados preliminares da pesquisa Origem-Destino realizada na Capital, que foi concluída em outubro de 2021.

O estudo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), não teve os dados divulgados publicamente. Questionada sobre a disponibilidade das informações, a pasta informou que a pesquisa está entrando em nova fase, a fim de readequá-la para retratar o sistema de transporte público de Fortaleza como está hoje.

No Ceará

A primeira linha do sistema metroviário a permitir o embarque com bicicletas nos vagões foi o VLT de Sobral. A liberação é vigente desde fevereiro de 2020.

De acordo com o Metrofor, a Linha Oeste do metrô em Fortaleza e o VLT Parangaba-Mucuripe passarão a liberar o embarque dentro de “pouco tempo”.

Bikes dobráveis

Desde 2014, o transporte de bicicletas dobráveis é liberado no sistema metroviário do Ceará, desde que dobradas e dentro da embalagem.

 

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