Dois anos depois da requalificação, Lago Jacarey se mantém conservado

Uma série de melhorias foi entregue em novembro de 2020 para melhorar o tráfego de pedestres e o turismo gastronômico. Apesar das lixeiras espalhadas no local, população continuava a jogar lixo no chão e a não recolher as fezes dos cães durante o passeio

Inauguradas no dia 12 de novembro de 2020, as obras de requalificação do entorno do Lago Jacarey, localizado nos bairros Cambeba e Cidade dos Funcionários, na Regional VI, melhoraram as condições do principal espaço público de lazer da região. Em janeiro de 2021, O POVO esteve no lago e constatou que o espelho d'água estava coberto por aguapés, plantas aquáticas que indicam poluição da água.

Nesse sábado, 6, a reportagem esteve no local novamente e viu que a população está usufruindo do espaço e que a lagoa se encontrava limpa e sem aguapés, contando inclusive com a presença de animais aquáticos como patos e gansos — estes últimos trafegando na pista de corrida em bando e despertando a curiosidade das crianças que se divertiam junto aos pais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lara Nicole, estudante de Juazeirio do Norte, gosta de observar pássaros nas árvores do entorno
Lara Nicole, estudante de Juazeirio do Norte, gosta de observar pássaros nas árvores do entorno (Foto: FERNANDA BARROS)

Quem aproveitou o final da tarde para passear curtiu os brinquedos para crianças, a ciclovia e o calçadão para a caminhada, além das barracas de lanches e venda de roupas e acessórios. A estudante Lara Nicole Peixoto, de 8 anos, estava acompanhada da mãe e de um binóculo. “Gosto de olhar os pássaros, uma vez vi até um soim. Meu pai me ensinou a mexer no binóculo e eu gosto muito de olhar as árvores daqui”, disse entusiasmada. A família é de Juazeiro do Norte (distante 490 km de Fortaleza) e estava passando uns dias na capital.

As comerciantes Eleuza Oliveira, 56, e Tatiane Chaves, 38, também não eram de Fortaleza. Gaúchas, agora tentam se acostumar ao sol forte e ao vento morno que soprava enquanto elas finalizavam os preparativos de suas barraquinhas de comidas. Eleuza toca a Empadas do Lago, ao passo que Tatiane prepara hambúrgueres na Rota Burguer.

“Sexta, sábado e domingo são os dias com mais gente. Me sinto muito segura aqui, inclusive na hora de ir embora. Nunca aconteceu nada com ninguém”, destaca Tatiane. “Só acho que o movimento poderia aumentar. A prefeitura poderia promover atividades culturais aqui, por exemplo”, acrescenta Eleuza.

Apesar da estrutura estar em boas condições, a reportagem constatou lixo jogado no chão e na água, assim como a presença de fezes de animais, apesar de haver um bom número de lixeiras espalhadas no local.

A administradora Pâmela Alcântara, 32, e o analista de sistemas Adriano Almeida, 46, estavam passeando com o filho Arthur, de 1 ano e 8 meses, e a shitzu Tina. A família se deslocou do bairro Luciano Cavalcante, onde mora, até o Jacarey.

“É uma boa opção de lazer, bom para andar, ver a paisagem, passear com eles em um canto limpo e com estrutura”, afirma Pâmela. “Importante ressaltar que é preciso sempre andar com um saquinho para recolher a sujeira que os animais fazem e não deixar na calçada, como acontece às vezes aqui”, acrescentou. O descarte incorreto de fezes de animais pode render multa aos tutores

As intervenções feitas em 2020 foram: ampliação da área da praça; alargamento do calçadão, troca do piso e calçadas no entorno; reforma da academia na praça; travessias elevadas para pedestres; ciclovia; ciclofaixa e binário para melhorar o trânsito — obras que estavam a cargo da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

A reforma da praça faz parte do pacote de atividades do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, desenvolvido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, Secretaria da Gestão Regional (Seger), Secretaria da Infraestrutura (Seinf), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Regional VI.

Veja a galeria de fotos do lago do Jacarey:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lago jacarey obras requalificacao lazer fortaleza cambeba luciano cavalcante

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar