Parada pela Diversidade Sexual terá 200 agentes para segurança e trânsito neste domingo, 7

Operação, que inclui interdições em ruas do entorno, começa a partir deste sábado, na região da Beira Mar. Organizadores estimam 600 mil pessoas presentes no evento

A 21ª edição da Parada pela Diversidade Sexual, que será realizada neste domingo (7), na avenida Beira Mar, terá mais de 200 agentes de segurança e para a orientação de trânsito no entorno do evento. A região deverá receber pelo menos 600 mil pessoas, na previsão dos organizadores.

Na conta exata, serão 203 agentes informados pelos órgãos: 75 policiais militares, 60 fiscais de trânsito, 54 guardas municipais e 14 bombeiros. A concentração da Parada começa a partir das 15 horas de domingo, com desfile começando às 16 horas. Parte do efetivo acionado já começará o trabalho ainda neste sábado, na montagem do esquema de segurança e para interditar ruas próximas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Parada está programada para se estender até as 22 horas, mas os agentes atuarão diretamente na operação até a meia-noite do domingo para segunda-feira.

Ocorrências policiais serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), com exceção das que envolverem crianças e adolescentes (irão para a Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA) e violência contra mulheres (irão para a Delegacia de Defesa da Mulher-DDM). Bombeiros atuarão tanto em terra quanto no mar.

Para melhorar o acesso dos participantes até a Beira Mar, haverá 15 ônibus extras para o público a partir das 13 horas deste domingo, além das 16 linhas que já circulam pelo entorno do trajeto da Parada (veja lista abaixo). Será cobrada tarifa social (R$ 3,30 a inteira e R$ 1,50 a meia).

Saída do desfile a partir das 16 horas

A concentração da Parada neste domingo, 7, será em frente ao Hotel Beira Mar. Às 16 horas, será a abertura oficial. Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.

No início haverá discursos das representações do movimento LGBTI+ e a leitura do Manifesto Público em Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e outras identidades.

O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart. Ao todo, o desfile terá percurso de 2,5 quilômetros.

Trajeto da 21ª Parada pela Diversidade Sexual em Fortaleza
Trajeto da 21ª Parada pela Diversidade Sexual em Fortaleza (Foto: divulgação)

Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio. O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart.

"Contra o fascismo e LGBTIfobia"

O tema da 21ª Parada pela Diversidade Sexual este ano será “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTIfobia”. O evento propõe este ano uma reflexão sobre a LGBTI+fobia e o LGBTI+cídio, reafirmando a denúncia de que o Brasil segue no topo do ranking de países com mais assassinatos de pessoas LGBTI+. Também se propõe, com a manifestação pública, a discutir o contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política.

“Essa será a primeira edição da Parada após a requalificação do principal cartão postal da cidade, que teve as obras entregues em maio deste ano. Vamos ocupar com nossas bandeiras e fazer da Beira Mar um espaço de todas, todos e todes. Porque as ruas são o nosso palco de luta”, afirma Dediane Souza, integrante da Comissão Política do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab). O Grab realiza a Parada desde 1999.

Feira empreendedora LGBTI+ neste sábado

Ainda neste sábado, 6, na Praia de Iracema, das 17h às 23h, será realizada a Feira Empreendedora LGBTI+. Será no Largo Júlio Pirata, proximidades do Estoril. A ideia é promover a autonomia econômica de pessoas LGBTI+, artesãos e empreendedores (as), com espaços de comercialização de seus produtos e/ou serviços para a população LGBTI+ e sociedade em geral. A realização é da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual.

Programação da Parada

15h – Concentração (em frente ao Hotel Beira Mar)

16h – Abertura Oficial da Parada com representações do movimento LGBTI+

16:30 às 17h30 - Hora da Militância LGBTI

17h30 - Saída da Concentração

18h – Minuto de Silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.

22h – Encerramento – antes do aterro da Praia de Iracema

Linhas de ônibus

011 - Circular

012 - Circular II

051 - Grande Circular I

052 - Grande Circular II

055 - Corujão/Grande Circular I

056 - Corujão/Grande Circular II

071 - Antônio Bezerra / Mucuripe

077 - Parangaba/Mucuripe

078 - Siqueira/Mucuripe/ED

130 - Vila do Mar/Náutico II

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto

752 - Caça e Pesca/Centro

903 - Varjota/Centro

905 - Meireles/Centro

906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro

907 - Castelo Encantado/Centro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar