Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Parada pela Diversidade Sexual ocorrerá na Beira Mar; veja programação

Antes da concentração na Parada pela Diversidade no dia 7 de agosto na Beira Mar de Fortaleza haverá programações, iniciadas nesta quinta-feira, 4, com seminário, feiras empreendedoras e show.

A Parada pela Diversidade Sexual retorna ao calendário cearense após dois anos sem ser realizada por causa da pandemia de Covid-19. A 21ª edição do evento ocorre na tarde de 7 de agosto, na avenida Beira Mar, em Fortaleza, com o tema “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTfobia." Antes da concentração na Parada pela Diversidade, haverá programações, iniciadas nesta quinta-feira, 4, com seminário, feiras empreendedoras e show.

Conforme a organização do evento, o tema reflete o contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política. A Parada deste ano propõe uma reflexão sobre a LGBTI+fobia e o LGBTI+cídio.  Detalhes sobre esquemas de trânsito e segurança da edição deste ano, bem como as atrações do desfile, serão divulgados em breve pela organização do evento.

“A Parada é um momento onde todas as vidas se encontram e celebram o orgulho LGBTI+, porque todas as vidas importam. Mas algumas vidas estão mais expostas a riscos, como é o caso de travestis e transexuais, e isso precisa ser dito para demarcar que nós existimos e reivindicamos o direito à vida”, afirma Dediane Souza, integrante da Comissão Política do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), instituição organizadora do evento. A Parada é realizada anualmente pelo Grab desde 1999. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de a Parada acontecer no dia 7 de agosto, a programação do evento inicia nesta quinta-feira, 4, com seminário realizado no Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) no qual uma mesa redonda discutirá o tema do evento. Participarão do debate a travesti e socióloga Amanda Félix, a professora doutora Monalisa Soares (UFC) e o jornalista e pesquisador Rafael Mesquita.

Já na sexta-feira, 5, duas atividades marcarão a programação da Parada: a realização da Feira Empreendedora LGBTI+ (no Largo dos Tremembés, em frente ao Estoril, na Praia de Iracema) e ato-show alusivo ao Dia Municipal da Consciência LGBTI+, com apresentações e manifestações artístico-culturais.

Em 7 de agosto, domingo, a Parada terá concentração em frente ao Hotel Beira Mar, a partir das 15 horas. O desfile pela avenida Beira Mar tem previsão de ir até as 22 horas, encerrando próximo ao aterro da Praia de Iracema.

Programação completa

  • Seminário-ato da XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Dia: 4 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18h às 21h30min
Local: Auditório da ADUFC (avenida da Universidade, nº 2346, no bairro Benfica)

18h – Acolhida com música
18h30 – Boas-vindas
18h35 – Mesa de abertura e Lançamento oficial da Parada
19h – Mesa redonda - Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTIfobia - Com a participação: Amanda Felix - Travesti e Socióloga, a Professora Dra. Monalisa Soares (UFC) e o Jornalista e Pesquisador Rafael Mesquita.

  • Feira empreendedora LGBTI+

Ação com objetivo de garantir e promover a autonomia econômica de pessoas LGBTI, artesãos e empreendedores, oferecendo espaços de comercialização de produtos.
Dia: 6 de agosto (sábado),
Horário: 17h às 23h
Local: Largo dos Tremembés (em frente ao Estoril) - Praia de Iracema

  • Ato show alusivo ao 28 de junho – dia municipal da consciência LGBTI+

Apresentações e manifestações artístico-culturais para celebrar o orgulho LGBTI.
Dia: 6 de agosto (sábado)
Horário: 17h às 00h
Local: Largo dos Tremembés (em frente ao Estoril) - Praia de Iracema

  • XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Dia: 7 de agosto (domingo)
Horário: 15h às 22h
Local: Avenida Beira Mar de Fortaleza

15h – Concentração (em frente ao Hotel Beira Mar)
16h – Abertura Oficial da Parada com representações do movimento LGBTI
16h30 às 17h30 - Hora da Militância LGBTI
17h30 - Saída da Concentração
18h – Minuto de Silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.
22h – Encerramento – antes do aterro da Praia de Iracema

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar