Vacina contra meningite: Fortaleza amplia imunização para crianças até 10 anos

Público-alvo, que inclui trabalhadores da saúde, deve se dirigir a um dos 116 postos da Capital para tomar o imunizante

A Prefeitura de Fortaleza ampliou, nessa terça-feira, 2, a aplicação da vacina meningocócica C (Conjugada) para crianças até 10 anos e trabalhadores da saúde. O imunizante estará disponível nos 116 postos de saúde da Capital, e a aplicação ocorre das 7h30min às 18h30min. A extensão do público-alvo vale até fevereiro de 2023

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), a medida visa proteger os grupos vulneráveis contra a doença meningocócica do sorogrupo C. De acordo com Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza, as coberturas vacinais em todo o Brasil caíram consideravelmente, e a vacina seria uma possível saída para evitar uma disseminação mais severa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“É importante frisar que, embora o maior número de vacinas esteja previsto para utilização na infância, existem algumas que devem ser utilizadas na vida adulta, cuja indicação vai depender da história vacinal do adulto (vacinas utilizadas na infância e adolescência), das doenças que o adulto teve durante sua vida, sua saúde e a situação epidemiológica local”, explica Vanessa.

Vacina meningocócica C

 

A vacina meningocócica C (Conjugada) faz parte do Calendário Nacional de Imunização, e possui duas doses, que devem ser administradas aos 3 e 5 meses de idade. Aos 12 meses, é recomendado um reforço. Adolescentes de 11 e 12 anos também recebem uma dose da vacina meningocócica ACWY.

Crianças de até 10 anos que nunca tomaram a vacina devem tomar uma dose, segundo orientação do MS.

Já os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, mesmo com esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose, mediante comprovante de trabalho.

A doença

 

A meningite é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Segundo o último boletim epidemiológico daSecretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) sobre a meningite, entre os anos de 2016 a 2021, dos 2.068 casos confirmados da doença, 204 (9,9%) evoluíram para óbito. A taxa de letalidade manteve-se em uma média de 10%; no entanto, no ano de 2021, apesar do número reduzido de casos, manteve-se dentro da média, com o percentual de 10,8%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação vacina meningite vacina meningocócica crianças trabalhadores da saúde fortaleza saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar