Famílias se despedem das férias escolares em passeio na Beira Mar
Assistir ao pôr do sol, passear de canoa ou de bicicleta e tomar banho de mar foram algumas das atividades escolhidas por famílias para o último dia das férias de julho
As férias escolares para as crianças de Fortaleza estão no fim. Neste domingo, 31, famílias foram curtir as últimas horas de lazer antes da volta às aulas, que está marcada para esta segunda-feira, 1º de agoso, em escolas públicas e em grande parte das particulares da Capital. A Praia do Náutico e o calçadão da Beira Mar foram a escolha de diversos fortalezenses para passar a tarde deste último domingo de férias.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Depois de um mês de passeios na casa de familiares, no Parque do Cocó e nas praias do litoral, Cláudia Sousa Santos, de 38, anos conta que a filha, Clara, 4, está animada para voltar à escola. A zeladora conta que a pequena às vezes vestia a farda do colégio em que estuda e pedia para voltar a conviver com os colegas e professores.
Neste domingo, a menina foi à praia duas vezes, de manhã e no fim da tarde, na Beira Mar. “Ela gosta muito de mar. Viemos dar uma volta”, disse Cláudia. Wallace, de 3 anos, também aproveitava o último fim de semana sem ir para a creche no espigão do Náutico. A crianças estava acompanhada do pai, Marcelo Inácio de Assis, 29. “Ele foi para a casa da avó, para a piscina, pra praia. Foi bom, ele brincou muito”, conta.
No espigão, um show do projeto Pôr do Sol Fortaleza, da Prefeitura, reunia pessoas que faziam fotos e vídeos embaladas pela música do cantor André Marçal e do pianista Felipe Adjafre. A vista do pôr do sol era composta ainda por pessoas tomando banho de mar, fazendo passeios de canoa e jogando frescobol.
Com apenas 15 dias de férias da escola de Alice Lima, 4, a mãe da menina, Juliete Lima, 33, resolveu fazer passeios apenas pelas praias de Fortaleza e Região Metropolitana. O último dia de férias foi “só para descansar”, segundo Juliete, que escolheu levar Alice para andar de bicicleta no calçadão da Beira Mar. A lotação, no entanto, surpreendeu a administradora. “Fazia muito tempo que eu não vinha aqui, estou admirada porque tem muita gente hoje.”
A praia também foi a escolha de Lígia Silva, 42, para passear com Valentina, 8. “As viagens foram poucas porque o dinheiro tá difícil”, disse a mãe. Mesmo assim, Lígia levou a filha para Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, e outras praias do litoral. Como trabalha em uma escola como secretária, a mulher conseguiu conciliar o período de férias do trabalho com a filha e passear também pela cidade.
E enquanto muitos encerravam as férias, a família de Thaís Brandão, 33, turista de Belém do Pará, estava começando neste domingo. Ela chegou com o marido e os filhos na Capital e aproveitou para passear na praia. “A gente pediu recesso do trabalho de alguns dias, só pudemos aproveitar no fim do mês”, disse. Pedro Henrique, 11, filho de Thaís, vai estender as férias por mais dois dias e aproveitar o Ceará com a família até quarta-feira, 3.