Costureiras recebem qualificação e loja social em shopping de Fortaleza

Instituto JCPM e Shopping RioMar Fortaleza promovem ação para gerar oportunidades a costureiras em situação de vulnerabilidade social. Além dos cursos, as mulheres terão espaço para atuar em uma loja social cedida pelo shopping, onde elas atenderão aos foliões do Fortal com a customização de abadás

Costureiras da Associação Arte Costura do bairro Vicente Pinzón fazem capacitação do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) até o próximo dia 11 de julho. A inciativa busca aprimorar as habilidades das 20 participantes em design, moda, tendências e atendimento, proporcionando maiores oportunidades de profissionalização a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Elas também vão ganhar uma loja social cedida pelo shopping para atender os foliões do FortalEvento realizado em quatro dias na Cidade Fortal, como costuma ser chamado o local durante esse período. com a customização de abadás. Na loja social, toda a renda arrecadada deverá ser revertida para as costureiras.


A loja cedida pelo RioMar Fortaleza ficará localizada no Piso L2, próximo à loja Riachuelo. As 20 mulheres da Associação Arte Costura realizarão atendimento de customização de abadás no período de 18 a 24 de julho, no horário de funcionamento do shopping, das 10 às 22 horas, de segunda a sábado, e das 13 às 21 horas, no domingo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A coordenadora da Associação Arte e Costura, Edineuza Reis, conta que a participação nos cursos do Instituto impacta a vida das costureiras. "Nós aprendemos muito e ficamos ainda melhores na costura, fizemos novos clientes, nosso trabalho ganhou visibilidade também na comunidade, e a nossa renda aumentou”, relata.

“A gente espera o ano todo por esta ação, já que o projeto nos ajuda na atualização de conhecimentos, da moda, saber o que está na tendência, conhecer sobre gestão, atendimento ao cliente e a usar a internet para divulgar o nosso trabalho. A renda que conseguimos nesses quatro dias de trabalho transforma as vidas das participantes, que podem até investir no seu maquinário. Chegamos a ganhar o que não conseguimos em três meses de trabalho em casa”, disse.

Qualificação e Empreendedorismo

O projeto “Costuras Empreendedoras” ocorre desde 2018. A Unidade Papicu do Instituto JCPM de Compromisso Social promove cursos sobre noções de empreendedorismo, atendimento, precificação, exposição dos produtos, marketing, entre outros conhecimentos. Outra iniciativa é com a participação no Quiosque Solidário, espaço cedido no Piso E2 do RioMar Fortaleza, onde as mulheres podem divulgar e comercializar os produtos produzidos na comunidade.

A instrutora do curso é Silvia Alves, graduada em Design de Moda, com mais de dez anos de esperiência como diretora criativa em ateliês, além de qualificação e ampla atuação em acessórios sustentáveis, técnicas de customização e bordados manuais. Já as aulas sobre técnicas de atendimento ao público e hospitalidade serão ministradas por profissionais do shopping.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Costureiras Associação Arte Costura do bairro Vicente Pinzón abadás Fortal foliões

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar