Unidade de conservação marinha em Fortaleza recebe ação de retirada de armadilhas de pesca

Ação foi realizada em referencia ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio recebeu, na última sexta-feira, 3, uma ação de retirada de marambaias. As armadilhas consistem em tambores artificiais que têm como objetivo atrair, principalmente, crustáceos. Segundo a gestora da Unidade de Conservação submersa do Ceará, Izaura Lila, foram retiradas quatro marambaias inteiras e dois pedaços de marambaias já deterioradas.

Os pontos onde foram realizados o monitoramento e a retirada das armadilhas de pesca foram a Pedra do Mar e o Cabeço do Arrastado. “Por conta do sigilo da operação, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) optou por divulgar os resultados somente no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho”, explica o titular da Sema, Artur Bruno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A operação foi articulada e executada por meio da Gestão do Parque, em parceria com o Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar), a Escola de Mergulho Mar do Ceará e com apoio da Assembleia Legislativa e da Capitania dos Portos do Ceará. O barco utilizado para a expedição foi o Argo Equatorial, barco de pesquisa do Labomar da UFC.

Parque Marinho

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio é uma Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral que fica localizada a aproximadamente 18 km da costa de Fortaleza. No local, a única pesca permitida é a de tipo Artesanal, de linha de mão e anzol. Em setembro de 2022, o Parque completa 25 anos de criação.

 

 


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

presevação ambiental meio ambiente parque marinho Pedra da Risca do Meio unidade de conservação marinha no Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar