Covid: No primeiro dia de D3 para adolescentes, movimentação é fraca em pontos de vacinação

O POVO esteve em três pontos e os relatos são de que maior procura é de idosos por D4. No Centro de Eventos, um acidente suspendeu a ação nesta terça-feira

No primeiro dia de vacinação da 3ª dose contra Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos, a movimentação em três pontos de Fortaleza ainda era fraca. Nos locais, foi possível identificar uma presença maior de idosos em busca da 4ª dose do imunizante. No Drive-thru do Centro de Eventos, um dos pontos de oferta, um acidente com um veículo suspendeu a imunização na manhã desta terça-feira, 31.

Idosos aguardam na fila para imunização D4 contra Covid-19. Movimentação no Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão. Adolescentes estão liberados para tomar a D3 contra Covid-19.
Idosos aguardam na fila para imunização D4 contra Covid-19. Movimentação no Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão. Adolescentes estão liberados para tomar a D3 contra Covid-19. (Foto: Levi Aguiar)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por volta de 9h30, cerca de 10 idosos e 2 adolescentes esperavam para receber a vacina contra a Covid-19 na Unidade de Saúde Irmã Hercília Aragão, no São João do Tauape. As jovens eram Gabriela Gomes, 15, e Renata Morais, 16. "A gente mora aqui perto do posto. Vimos o comunicado na rede social e viemos conferir se estavam vacinando".

A aplicação segue a modalidade de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19. O atendimento para fortalezenses entre 12 e 17 anos que completaram quatro meses da sua segunda dose acontece no Centro de Eventos (drive-thru), Shoppings Central, Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy; no Sesi Parangaba e em 60 postos de saúde que possuem sala de vacinação Covid-19.

Centro de Eventos

 

As irmãs Ana Luísa, 21, e Lara Dantas, 12, se dirigiram até o posto de imunização no Centro de Eventos do Ceará (CEC), mas precisaram ir para outro local. Por causa de uma colisão ocasionada por um motorista que perdeu o controle do automóvel e acabou batendo em uma coluna do estacionamento, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a vacinação estava temporariamente suspensa.

Não houve feridos e a Secretaria orientou que o público que desejasse receber a vacinação naquela área poderá se dirigir ao Shopping Iguatemi, que fica a cerca de 1,5 km de distância do CEC.

"Nós moramos em Messejana, viemos para tomar a vacina, mas o Drive- thru está fechado. Fomos antes em um posto no nosso bairro, mas eles disseram que não havia profissional para aplicar a vacina", conta Luísa.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-05.2022: Ana Luisa, 21 anos / Lara Dantas, 12 anos. Vacinação de adolecentes contra COVID-19 no Shopping Iguatemi. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-05.2022: Ana Luisa, 21 anos / Lara Dantas, 12 anos. Vacinação de adolecentes contra COVID-19 no Shopping Iguatemi. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO) (Foto: Aurelio Alves)

Iguatemi

 

Umas das profissionais do posto de vacinação do Shopping Iguatemi, a enfermeira Natália Pinheiro, contou que a maior procura no local tem sido por parte dos idosos, pela D4. "Aos fim de semana a busca é maior por parte das crianças e adolescentes, mas na semana, realmente nós atendemos mais os idosos", comentou a enfermeira.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-05.2022: Vinicius Gomes, 17 anos, Universitario. Vacinação de adolecentes contra COVID-19 no Shopping Iguatemi. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-05.2022: Vinicius Gomes, 17 anos, Universitario. Vacinação de adolecentes contra COVID-19 no Shopping Iguatemi. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO) (Foto: Aurelio Alves)

O adolescente e estudante de ciência da computação, Vinícius Gomes, 17, estava saindo da faculdade e ouviu da mãe: "'Olha, liberaram a vacina. Hora de ir tomar a vacina'. Aí eu vim!". Na fila para receber o imunizante também estava Cauã Castro, 15 anos. "Nós vimos na internet a vacinação dos adolescentes. Já vim tomar logo a dose. Vim do Drive- thru, mas não estava funcionando".

De acordo com dados da Prefeitura divulgadas na terça-feira, 30, Fortaleza tem 173 mil adolescentes, entre 12 e 17 anos, que já tomaram as duas primeiras doses da vacina. O número representa, entretanto, ainda 59% do público total apto, que seroa de 289 mil pessoas.

MS recomenda dose de reforço para adolescentes



Em nota divulgada no último dia de 27, o Ministério da Saúde ampliou para adolescentes, entre 12 e 17 anos, a recomendação para a dose de reforço da vacina contra Covid-19. O imunizante deve ser aplicado quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada.


A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. Tanto o imunizante da Pfizer quanto a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vacinação; Covid-19; Covid Fortaleza; Vacinação de adolescentes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar