Restauro da estátua de Iracema Guardiã depende do aval da família do escultor

Prazo para entrega da obra será informado após contratação da equipe que realizará o restauro

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou nessa quarta-feira, 12, que aguarda a autorização da família do artista Zenon Barreto para dar início aos trabalhos de restauro da estátua de Iracema Guardiã. A obra, localizada no calçadão da Beira Mar, na altura da Praia de Iracema, desabou de sua base na última segunda-feira, 3.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"No momento, aguardamos resposta da família do artista Zenon Barreto (autor da obra original), que está na Bulgária, para que as diretrizes do restauro estejam alinhadas entre os familiares e a Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor (CPHC)", explicou a Secultfor.

A Iracema Gurdiã foi inaugurada em 1996 e é de autoria do artista sobralense Zenon da Cunha Mendes Barreto, sendo seu último trabalho. A escultura é feita em fibra de vidro, com dimensão de 0,80 x 3,70 x 1,85m (obra) e 2,35 x 2,00 x 3,65 (base).

Confira registros da estátua após a queda:

De acordo com a Secretaria, a obra foi avaliada e analisada por técnicos da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural. A obra passará por um processo minucioso de restauro, "trabalho que demanda estudo aprimorado das técnicas, materiais e métodos empregados em seus processos", informou a pasta.

A Secultfor ainda comunicou que um prazo para entrega da obra será informado à população após a contratação da equipe que executará os trabalhos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Estátua de Iracema queda estatua de iracema beira mar praia de iracema secultfor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar