Forte chuva deixa ruas alagadas e carros submersos em Fortaleza

Chuva ocasiona diversos pontos de alagamento na noite desta quarta-feira, 6, na Capital cearense. Precipitações vieram acompanhadas de fortes trovões

Após um dia ensolarado, Fortaleza registrou forte chuva na noite desta quarta-feira, 6. As precipitações, que vieram acompanhadas de intensos trovões, começaram por volta das 20h30min e se estenderam até às 23h15min. Houve registro de pontos de alagamento em várias partes da cidade. Na rua José Vilar, bairro Meireles, dois carros ficaram submersos em meio à correnteza. Com o grande acúmulo de água em ruas e avenidas, o trânsito fluiu com lentidão até o fim da noite.

Na avenida Santos Dumont, na Aldeota, o tráfego de veículos ficou impossibilitado logo nos primeiros minutos de chuva. Motoristas que passavam pela via tiveram que desistir do trajeto e escolher caminhos alternativos para chegarem aos seus destinos. No mesmo bairro, também houve alagamentos nas avenidas Engenheiro Alberto Sá e Padre Antônio Tomás, onde nem mesmo os motociclistas se arriscavam em atravessar a água.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após cerca de uma hora de chuva, a correnteza que se formou nas ruas começou a invadir casas e estabelecimentos comerciais. Em um restaurante localizado na rua Frei Mansueto, na Aldeota, clientes ficaram ilhados e tiveram subir em cadeiras e mesas para escapar da enxurrada. Do lado de fora, uma lagoa parecia estar se formando em frente à calçada do estabelecimento.

No bairro Benfica, ruas ficaram praticamente submersas e veículos foram arrastados pela forte correnteza. Foi o que aconteceu na rua Leandro Monteiro, próximo ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE), onde ao menos quatro carros foram engolidos pela água e ficaram presos na via à espera de o alagamento diminuir. Na rua Carlos Câmara, no mesmo bairro, motoristas que tentavam enfrentar a enxurrada acabaram desistindo no meio do trajeto e tiveram que esperar o nível da água baixar para seguir caminho. 

Um dos trechos mais alagados foi o cruzamento da avenida Heráclito Graça com a rua Idelfonso Albano, no Centro, área já reconhecida pelos transtornos registrados em dias chuvosos na Capital. Vídeos enviados ao O POVO pela funcionária pública Roberta Laiz Albano, 32, mostraram duas mulheres atravessando a avenida com o nível da água acima da cintura. Nas imagens, um carro aparecia ilhado no meio da correnteza, que já alcançava a altura dos faróis. Pouco tempo após o fim da chuva, no entanto, a avenida já estava com condições de trafegabilidade. 

A chuva não atrapalhou os planos somente de quem já estava nas ruas, mas também daqueles que planejavam sair de casa. A estudante de Medicina Luana Dávila, 21, moradora do bairro Guararapes, em Fortaleza, precisou sair durante a chuva para deixar seu namorado em sua residência no bairro Cocó. Ela conta que teve de evitar algumas vias devido ao volume de água, como a avenida Sebastião de Abreu e o cruzamento das ruas Vilebaldo Aguiar com Professor Otávio Lobo.

Vídeos gravados pela estudante no meio do trajeto registraram um poste de energia tombado sobre um carro — na avenida Padre Antônio Tomás —, além de vias em que o nível da água passou da altura da calçada.

O POVO procurou a assessoria de imprensa da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) para saber se a rede semafórica da cidade também havia sido afetada, mas não havia recebido resposta até a publicação desta matéria. 

A chuva desta quarta-feira, 6, na Capital cearense já era prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um aviso meteorológico na manhã de hoje indicando “perigo potencial” de fortes precipitações acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas em Fortaleza e mais 154 cidades do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também já havia apontado condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões do Estado até a próxima sexta-feira, 8. (Colaborou Leonardo Maia)

Esta matéria foi atualizada às 23h30min

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva forte fortaleza chuvas ceara trovoes alagamento fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar