Fortaleza: como fazer online a matrícula de novatos na rede municipal, que começa nesta segunda-feira

Cadastro deve ser realizado pela internet para estudantes de pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que nunca frequentaram a rede municipal de ensino

A matrícula de estudantes novatos para a rede municipal de ensino começa nesta segunda-feira, 6 de dezembro. Pais e responsáveis de estudantes da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) já podem fazer o cadastro dos alunos, que é realizado pela internet.

Para famílias com dificuldade de acesso à internet, é possível realizar o cadastro em qualquer escola da rede municipal. Para evitar aglomerações, porém, é solicitado que seja dada prioridade à matrícula online.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cadastro de novatos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza é pela internet

As matrículas de novatos acontecem desta segunda-feira, 6, até o dia 15 de dezembro. Veja abaixo como fazer o processo:

  • Para fazer o cadastro, é preciso acessar o sistema de Pré-Matrícula da Secretaria Municipal da Educação (SME), disponível neste link;
  • Ao realizar o cadastro, será necessário escolher três escolas próximas à residência da família. No site, estão as instruções e lista de documentos necessários;
  • Na conclusão do processo será gerado um número de protocolo, que deve ser anotado. No mesmo site, há uma opção no menu à esquerda para consultar o andamento da solicitação;
  • Entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022 a gestão das escolas entrará em contato com as famílias para agendar o atendimento presencial. Neste, devem ser apresentados os documentos solicitados para efetivar a matrícula.

Documentação necessária para matrícula na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, é necessário apresentar, no atendimento presencial, os seguintes documentos:

  • Cópia da certidão de nascimento e CPF
  • Documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem)
  • Três fotos 3x4
  • Cartão de identificação social do responsável legal (NIS)
  • Comprovante de residência
  • Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência
  • Cartão de vacinação atualizado;
  • CPF ou RG do responsável, quando o aluno for menor de idade.

Caso a família não tenha algum dos documentos, deve comparecer à escola mesmo assim, para realizar a matrícula. A documentação faltante será providenciada pelo Conselho Tutelar.

Creches da Rede Municipal não precisam de cadastro online

Quem tem crianças de um a três anos, nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2021, não é necessário realizar o cadastro online. O atendimento para creches e educação infantil é feito presencialmente.

Estudantes com deficiência têm matrícula garantida na Rede Municipal de Ensino

Apesar de ter promovido período de matrícula antecipada para estudantes com deficiência, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza recebe cadastros de estudantes neste grupo a qualquer momento do ano.

Para estudantes que já possuem laudo médico atestando a deficiência, ele deve ser apresentado com o restante da documentação durante a matrícula. Caso não possua o laudo, a escola agendará um horário com o responsável pelo Atendimento Educacional Especializado para avaliar as adaptações necessárias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rede municipal escola pública fortaleza matrícula escola pública fortaleza matrícula fortaleza 2021

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar