Hospital de Fortaleza ultrapassa 1.500 cirurgias após retomada de procedimentos

Desde o retorno dos procedimentos em junho deste ano, mas de 1.500 cirurgias foram realizadas no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv). No mesmo período, mais de mil internações e 3.200 atendimentos ambulatoriais também foram feitos

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), retomou os procedimentos cirúrgicos desde junho deste ano. Até o momento, mais de 1.500 cirurgias já foram realizadas na unidade, reduzindo a fila das cirurgias eletivas.

Além disso, mais de mil internações e 3.200 atendimentos ambulatoriais também foram feitos no mesmo período. O equipamento, que foi adquirido pelo Governo do Ceará durante a pandemia de forma permanente, oferece atendimento em quatro especialidades: Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Urologia e Ortopedia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pequena Maria Sophia Ferreira de Sousa, 5, foi uma das beneficiadas. Ela precisou passar por uma cirurgia para retirada de amígdala e adenóide. Residente de Juazeiro do Norte, a mãe da menina, Janaína Ferreira Sousa, 31, contou que a filha vivia em crise por conta do problema e não aproveitava muito a fase da infância por conta disso.

 

O HELV atende pessoas encaminhadas pela Central de Regulação do Estado. Após o agendamento e a realização da consulta, os pacientes fazem todos os exames necessários para pré-operatório, incluindo teste para Covid-19.

A cirurgia é marcada quando comprovado o resultado negativo para a doença. Se o exame for positivo, o paciente é orientado a ficar em isolamento em casa por 14 dias até estar recuperado e apto para realizar o procedimento cirúrgico.

Atualmente, a unidade tem 235 leitos no total, sendo 30 acomodações de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 e 30 leitos clínicos para a doença. O HELV também tem 64 vagas para clínica médica, 82 para clínica cirúrgica e 29 para UTI adulto.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) cirurgias retomada de procedimentos Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar